O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

De bem com a VIDA com Jairo MARTINS



Cultura de gestão de pessoas nas empresas

A empresa precisa crescer, precisa aperfeiçoar. O negócio tem que ser viável, tem que dar retorno. Verdades estas comentadas, discutidas e, em todas as discussões, um consenso comum: Todas as afirmações anteriores são verdadeiras. A verdade é que os resultados não aparecem sozinhos e, segundo a equação física do trabalho ( trabalho é igual a força vezes deslocamento) a força está nas pessoas.
Seres pensantes, criativos, cada uma delas com objetivos pessoais, profissionais, visando os resultados como gente. Esta é a força e nela estão alojados todos os motivos pelo qual uma pessoa produz resultado ou não.
As empresas terão de conviver eternamente com os poderes de decisão e os respectivos planos de ação, resultante das pessoas. Se as empresas estão no foco de uma macro estratégia são as pessoas que irão direcionar o caminho. Se a empresa necessita de uma reação rápida, são as pessoas que estudarão e proporão uma ação corretiva, logo, as pessoas são a força e o deslocamento é a eficácia da força dispendida. Não se consegue mudar o rumo de um negócio sem iniciativa e projeto humano.
Resultados empresariais são conseqüências de planejamentos e ações. Quem planeja e quem age? Não devemos atribuir o insucesso empresarial na ineficácia de fatores incontroláveis como economia, governos, sistema, sem passar pela peneira das pessoas que estão no quadro funcional. O que estamos fazendo com elas? Trocando trabalho por salário? Cumprindo rigidamente as regras de horário, de processos sem antes perguntar o que pode ser feito para se fazer melhor.
A razão da infidelidade na empresa, da baixa produtividade, de clientes insatisfeitos, da falta de controles, da falta de comprometimento, está diretamente relacionada ao nível de investimento nas pessoas. Por vezes gastam-se fortunas com materiais e, ironicamente, pessoas sem nenhum investimento operam equipamentos milionários com as vastas limitações. Vamos investir nas pessoas e no contexto. As teorias da administração, da engenharia e as demais áreas do conhecimento nunca estarão dissociadas das pessoas. Pessoas felizes são criativas, parceiras e envolvidas, lo-go passam a ser fonte de resultados!

Nenhum comentário:

Postar um comentário