O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

VARIEDADES - Escritoras içarenses preparam livro com guia ortográfico

Além de apresentar poesias e crônicas, escritas pelas autoras içarenses Elza de Mello Fernandes e Fátima Silveira Pavei, a obra tem como objetivo ensinar a nova ortografia da Língua Portuguesa.

(Bruna Borges/Jornal Içarense)

Com previsão de lançamento para outubro, o livro Eco de Duas Vozes: Versos, Prosas e Guia Ortográfico, das escritoras içarenses Elza de Mello Fernandes e Maria de Fátima Silveira Pavei, tem a proposta de oferecer um recurso pedagógico às bibliotecas e escolas de Içara.
“Nosso anseio é suprir a necessidade de aprendizado da Língua Portuguesa no nosso município. Ajudar os alunos a saírem bem preparados para o vestibular, para concursos, entre outras situações que exijam tal conhecimento”, explica Elza.
Fátima completa, sugerindo a leitura a todos que utilizam a escrita no dia-a-dia. “O livro trará benefícios não só para os estudantes, mas para todo profissional que necessita da escrita como, por exemplo, jornalistas e professores”.
O livro, que está em fase de finalização na editora, possui 136 páginas e conta com poesias e crônicas escritas pelas escritoras.
“As crônicas e poesias contidas no livro são resultado de um trabalho de três anos. Eu e a Elza selecionamos as melhores para compor o livro”, conta Maria de Fátima.
Uma das preocupações das autoras, motivo da criação da obra, é a necessidade do brasileiro se adaptar à nova ortografia da Língua Portuguesa.
“A partir de 2013 será obrigatório o uso da nova ortografia na escrita em Língua Portuguesa. Por isso, a nossa preocupação em oferecer este livro como um recurso pedagógico, de fácil manuseio, que as pessoas poderão consultar no momento de dúvida”, enfatiza Elza.
O poema Floripa Açoriana, escrito por Elza e contido no livro, foi solicitado pelo canal de televisão Ric Record para ser exibido no seriado Açores: As nove pérolas do Atlântico.
“É interessante como em Florianópolis o trabalho do escritor içarense é valorizado. Aqui é difícil acontecer isso, nos sentimos desvalorizados”, diz Fátima.
A publicação vai ser lançada em Florianópolis, no Shopping Iguatemi; em Criciúma, na Livraria Fátima; e em Içara, na Casa da Cultura Padre Bernardo Junkes. As datas para o evento estão sendo definidas.
As duas escritoras fazem parte da Academia Içaren-se de Letras e Artes (AILA), instituição registrada desde junho deste ano, mas existente desde outubro de 2007.
Escritores e artistas da academia se reúnem, mensalmente, para conversar . Além disso, uma vez por semana, a instituição oferece, através do trabalho da professora Silésia Pizzetti, aulas de escrita para estudantes da região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário