O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

GERAL - Iniciativa desenvolve primeira horta medicinal do município

Parceria entre Associação de Moradores, Clube de Mães e ESF do Nossa Senhora de Fátima foi criada a horta medicinal comunitária com cerca de 30 ervas, com aprovação da Secretaria de Saúde.

(Foto: Alex Cichella/ Jornal Içarense)
Com uma ideia e várias raízes, a comunidade do Nossa Senhora de Fátima, em Içara, desenvolve a primeira horta medicinal comunitária do município.
A iniciativa da Associação de Moradores local integrada ao Clube de Mães, surgiu em decorrência do espaço vago nos fundos da Unidade de Saúde que será inaugurada no dia 18.
“Ficamos muito satisfeitos com a prontificação da comunidade. Acredito que os outros clubes de mães poderão aplicar a ação em suas unidades”, considerou o secretário municipal de Saúde, Laudo Calegari.
Camila Martins, enfermeira chefe da Estratégia de Saúde da Família (ESF) do bairro, considera que “os chás proporcionarão um conforto extra a quem realiza tratamento médico, o cultivo permitirá ainda uma aproximação entre equipe de saúde e moradores”, ressalta.
O presidente da Associação de Moradores do bairro, Edson Cardoso, aponta que a iniciativa é de extrema importância ao bairro.
Munida de enxada e boa vontade, Neli de Oliveira, assim como as outras mulheres da localidade, levou as ervas que dispunha em casa para o plantio. “Acredito que o nosso trabalho ajudará muitos moradores. Sempre que puder vou ajudar na manutenção”, comentou.
Cerca de 50 tipos de ervas e de árvoresforam plantadas, entre arruda, cidreira, boldo, cebolinha, hortelã, guiné, babosa, camomila e malva. A horta, que será mantida pelas participantes do clube de mães, ficará a disposição dos residentes locais como alternativa medicinal.
“A idéia é muito boa e vamos cuidar de tudo com muito carinho porque sabemos que muitas pessoas utilizarão o que foi plantado”, explica a presidente do clube de mães, Maria Cardoso Patrício.

Nenhum comentário:

Postar um comentário