(Divulgação Unesc)

Segundo a pedagoga e voluntária, Maria Aparecida Luciano, a Colônia possui dois computadores, com os quais 32 adultos têm aulas, ministradas por estagiários da Unesc.
As aulas acontecem nas segundas, quartas e sextas-feiras, das 13h30min às 17 horas. As crianças da comunidade também são beneficiadas com aulas de reforço escolar. Cerca de 72 crianças, encaminhadas pela Escola Estadua Melchíades Bonifácio Espíndola, estão matriculadas nas aulas que acontecem nas terças e quintas-feiras, das 9h às 12h e das 14h às 17h.
O projeto Luz do Saber é uma continuidade do trabalho que vinha sendo desenvolvido pela Colônia de Pescadores Z-33 com o programa do Governo Federal, Pescando Letras.
De acordo com a voluntária Maria Aparecida Luciano, o programa já alfabetizou quase 200 pessoas no Distrito Balneário Rincão.
Agora, os pescadores estão sendo alfabetizados com o Luz do Saber, que é um projeto novo.
Pescando Letras é um programa do Governo Federal
Visando promover a inclusão social dos pescadores e pescadoras profissionais e aqüicultores e aqüicultoras familiares, a Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca da Presidência da República (hoje o Ministério de Pesca) inscreveu no Projeto Político o Programa Pescando Letras, um compromisso que se integra ao esforço nacional de ampliação do direito de acesso à alfabetização promovida pelo Ministério da Educação (MEC) por meio do Programa Brasil Alfabetizado.
Objetivo geral:
Atender à necessidade urgente de alfabetização dos pescadores e pescadoras profissionais e aqüicultores e aqüicultoras familiares, jovens e adultos, numa perspectiva de educação continuada, tomando em consideração o contexto sócio-político dessa população e o desafio de fortalecer a sua participação na construção de espaços democráticos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário