O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

COLUNISTA - Elza de Mello


Nuances de Vidas
em Crônicas (62)


O 5 de outubro é uma data especial para nós, Acadêmi-cos da AILA – Academia Içarense de Letras e Artes. Foi nesse dia de 2007 que nos reunimos, em um Sarau organi-zado pela Silézia Pizzetti e pela Lurdete Gonçalves, coordenadoras da Casa da Cultura Padre Bernardo Junkes, e, com a presença da secretária Municipal de Educação, Terezinha Casagrande Valvassori , e fundamos a atual Associação de Escritores Içarenses. Era um sonho antigo de intelectuais içarenses. Olho a nominata dos presentes e revejo todo o evento. Éramos quarenta pessoas presentes, e que sonhavam com um espaço para expressarmos o fazer literário desde a gênese até a perpetuação. Algumas destas pessoas já não estão mais entre nós: Casimiro Tibincoski, Chico Poeta. Mas assim mesmo eles estiveram presentes e deixaram para a AILA a contribuição que entre nós será eterna. As gerações se sucederão, porem os registros escritos permanecerão e serão acessados por tempos incontáveis. Esta é a valorização da escrita.
Procuro entre os presentes e observo os perseverantes. A primeira assinatura do livro de fundação da Aila é a de Bonifácio Espíndola Neto, uma pessoa idealista, que ama a cultura e tem um imenso potencial. Segue a lista com o nome da Edith Lodetti, atualmente afastada por motivos de saúde. Na sequência vem Sônia Ribeiro Batista, atual presidente da AILA. Ela respira poesia e não mede esforços para manter a AILA funcionando. É éa que nos fornece a sala que denominamos a Casa do Escritor Içarense. Seguindo com o nome de Vanderlei Mendes. Está registrado também o nome do Altamiro Dagostim, Conselheiro de Honra a quem tantas vezes recorremos. Em seguida lêse o nome de Maria Goretti Demos, a amiga de todas as horas, iluminada por uma fé viva e carismática em todos os sentidos. Logo em seguida está registrado o meu nome, seguido de João Paulo de Luca Júnior, Gesiel Silveira Gonçalves, Silézia Pizzetti Agostinho, Leonarda da Silva Fernandes e Maria de Fátima Pavei.
Pois bem, da lista de quarenta presentes sobraram nove. Estes permaneceram e fizeram solidificar a idéia, fortalecidos por novos convites, e novas adesões. Agora, organizada é hora de solenemente dar posse aos 22 acadêmicos, no próximo sábado, dia 9: Alcides Goulart Filho, Alveri Barbosa, Bonifácio Espíndola Neto, Adaise Felipe Luiz, Ederaldo da Silveira, Ellen, Elza de Mello Fernandes, Gesiel Silveira Gonçalves, Geovani Duarte Oliveira, Giane Rabelo, Iede Cardoso dos Santos, José Vital Estácio,João Paulo de Luca Júnior, Leonarda da Silva Fernandes, Maria de Fátima Silveira Pavei, Maria Goretti Demos, Maria Zélia Réus, Maria Zélia Rodrigues, Ronaldo Davi, Silézia PIzzetti Agostinho, Sônia Ribeiro Batista e Vanderlei Mendes. Há outros que não estarão presentes devido a problemas de saúde e em outra ocasião serão também solenemente empossados.
O produção literária da AILA está expressa nos vários lançamentos que a Casa da Cultura anuncia e que as livrarias oferecem aos leitores. Um dos escritores com mais produção literária é Gesiel Silveira Gonçalves com uma variada bibliografia e a produção de uma revista – Gêneses. O professor Alcides Goulartti Filho é autor e organizador de várias obras de pesquisas acadêmicas, uma contribuição sólida à UNESC, a Instituição de trabalho. Alguns acadêmicos que ainda não possuem obras, já direcionam os escritos para um próximo lançamento. O lançamento mais próximo será a edição “Eco de Duas Vozes”, uma parceria das escritoras Fátima e Elza e marcada para ser lançada em outubro na Casa da Cultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário