O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

COLUNISTA - Viviane Maragno,


Varicela ou
Catapora (1)


O que é?
A varicela (catapora) é uma doença infecciosa, altamente contagiosa, causada por um vírus chamado Varicela-Zoster.
Esse vírus pode causar vários tipos de infecções: primária (quadro clínico de catapora bem estabele-cido), latente (sem mani-festação clínica) e reativa-ção. Esse vírus permanece em nosso corpo a vida to-da, estando como que a-dormecido; a reativação determina doença locali-zada na área correspon-dente a um ou mais nervos sensitivos chamado Her-pes-Zoster, conhecida também como cobreiro.
Como se adquire?
Na era pré-vacina 90% das pessoas suscetíveis desenvolviam a doença primária varicela ou cata-pora. No contato intra-do-miciliar a contaminação da doença ocorre em mais de 80% dos propensos; em contato menos íntimo (colégio), baixa para 30% das crianças. A passagem da doença de pessoa a pessoa em uma mesma casa costuma tornar mais grave o quadro. O período de transmissão inicia 24 a 48h antes do surgimento das lesões da pele e se es-tende até que todas as ve-sículas tenham desenvol-vido crostas (casca), u-sualmente 7 a 9 dias.
O tempo que medeia entre o contato e surgi-mento da doença (incuba-ção) é de 14 a 16 dias, va-riando entre 10 e 21 dias. A transmissão se dá atra-vés do contato aéreo, de via respiratória para via respiratória ou por conta-to direto com as lesões ve-siculares cujo líquido está cheio de vírus.
O que se sente?
Uma vez alojados no organismo, os vírus come-çam a se reproduzir, inva-dem o sangue e produ-zem os sinais de infecção: febre 38 a 38,5°C, mal es-tar, perda do apetite, dor de cabeça. Os sintomas são mais ou menos inten-sos na dependência da quanti-dade de vírus contami-nantes e da capacidade de defesa do indivíduo.
Lesões da pele e das mucosas: Os vírus que es-tão na árvore respiratória são carregados para a pele e mucosas pela corrente sangüínea.
Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário