O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

VARIEDADES - Distribuidora de energia Cooperaliança faz 47 anos

(Alex Cichella/Jornal Içarense)










Constituída dois anos após o desmembramento de Içara da cidade de Criciúma, a Cooperativa Aliança cresceu junto com o município e hoje, conta com mais de 100 mil pessoas beneficiadas.


Fundada em 4 de novem-bro de 1963, a Cooperativa Aliança tem sua história ligada a do próprio muni-cípio de Içara. Pois, após dois anos de emancipação da cidade, foi criada a co-operativa, tendo como pri-meiros gestores Zefiro Gi-assi e Pedro Dal-Pont.
Com o passar dos anos, a Cooperaliança ampliou a estrutura, passando a aten-der os municípios de San-gão, Jaguaruna e Araran-guá. Hoje, são mais de 100 mil pessoas beneficiadas, mais de 30 mil associados e 31 mil consumidores.
O atual presidente da Cooperaliança, Pedro Deo-nízio Gabriel, que é candi-da-to à reeleição em 2011, comenta sobre as obras que estão em andamento e as quais pretende dar conti-nuidade. “Vamos traba-lhar para concluir a Su-bestação no Balneário Rin-cão, investimento de mais de R$ 10 milhões. Quero também olhar com carinho para o novo município, que terá eleições em 2012. Con-versar com a sociedade do Rincão para saber das ne-cessidade e assim melho-rar o atendimento”, expli-ca Gabriel.
De acordo com o presi-dente, com a Subestação, mesmo na alta temporada de verão, a distribuição de energia não será compro-metida. “Até 2040 não tere-mos problema de distribui-ção. Além disso, pretende-mos ter uma Rede 69 pró-pria. Qualquer empresa de grande porte que precisar de uma Rede 69, vamos ter para oferecer. Isso vai bai-xar, inclusive, o custo da e-nergia na compra, para o novo contrato que vamos fazer para esta rede. Ela vai diminuir a perda de energi-a no transporte, da Sanga Funda para o Balneário Rincão. A própria econo-mia vai ajudar a pagar esta grande obra”, conta.
Além disso, um dos obje-tivos para a próxima gestão é a construção de uma no-va sede social para a coo-perativa, que possa abri-gar em torno de 500 pes-soas. “A sede que temos é muito pequena. Precisa-mos ter uma que traga mais conforto aos associados”, destaca o presidente.
A empresa recebe anual-mente, há quase dez anos, o prêmio de Destaque Iça-rense. Evento promovido pelo Jornal Içarense que premia as empresas que foram destaques em seus setores durante o ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário