O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

De olhovivo na Saúde

Sete passos para fugir de
problemas nas mamas


O câncer de mama mata 11 mil mulhe-res por ano no Bra-sil, segundo o Insti-tuto Nacional do Câncer. A fim de di-minuir a incidência de câncer de mama no Brasil, o Inca ela-borou sete recomen-dações de preven-ção e detecção pre-coce da doença. En-tre elas, a realização de mamografia a ca-da dois anos, para mulheres entre cinquenta e sessenta anos.
Também é recomendado pelo Inca a atenção aos primeiros sintomas da doença. Segundo o instituto , as mulheres devem ficar atentas principalmente com nódulo da mama, alteração da pele e do tamanho da mama. Alterações no mamilo, ou uma saída de secre-ção também são sinais de alerta, além do carocinho debaixo do braço. Execesso de peso e consumo exa-gerado de bebida alcóolica também são fatores que contribuem para o surgimento da doença.
Como são as mamas:
As mamas (ou seios) são glândulas e a função prin-cipal é a produção de leite. Elas são compostas de lo-bos que se dividem em porções menores, os lóbulos, e ductos, que conduzem o leite produzido para fora pelo mamilo. Como todos os outros órgãos do corpo huma-no, também se encontram nas mamas vasos sanguí-neos, que irrigam a mama de sangue, e os vasos linfá-ticos, por onde circula a linfa, que é um líquido claro que tem uma função semelhante ao sangue de carregar nutrientes para as diversas partes do corpo e recolher as substâncias indesejáveis. Os vasos linfáticos se a-grupam no que chamamos de gânglios linfáticos, ou ínguas. Os vasos linfáticos das mamas drenam para gânglios nas axilas (em baixo dos braços) na região do pescoço e no tórax.
Os tipos de câncer de mama:
O câncer de mama ocorre quando as células deste órgão passam a se dividir e se reproduzir muito rápido e de forma desordenada. A maioria dos cânceres de mama acomete as células dos ductos das mamas. Por isso, o câncer de mama mais comum se chama Carci-noma Ductal. Ele pode ser in situ, quando não passa das primeiras camadas de célula destes ductos, ou invasor, quando invade os tecidos em volta.
Os cânceres que começam nos lóbulos da mama são chamados de Carcinoma Lobular e são menos co-muns que o primeiro. Este tipo de câncer muito freqüen-temente acomete as duas mamas. O Carcinoma Infla-matório de mama é um câncer mais raro e normalmente se apresenta de forma agressiva, comprometendo toda a mama, deixando-a vermelha, inchada e quente.
Fatores de risco para o câncer de mama:
O câncer de mama, como muitos dos cânceres, tem fatores de risco conhecidos. Alguns destes fatores são modificáveis, ou seja, pode-se alterar a exposição que uma pessoa tem a este determinado fator, diminuindo a sua chance de desenvolver este câncer.
Existem também os fatores de proteção. Estes são fatores que, se a pessoa está exposta, a sua chance de desenvolver este câncer é menor.
É importante que regularmente as mulheres procu-rem um médico especialista ou a Rede Feminina de Combate ao Câncer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário