O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

GERAL - Comunidade mobilizada em prol da segurança no Rincão

Furtos e ameaças levaram moradores da Rua Jaguaruna, no Distrito Balneário Rincão, a buscar providência de segurança e a Polícia Civil deve iniciar hoje Operação Veraneio apesar de dificuldades.

(Daniela Soares/Jornal Içarense)

A Delegacia de Polícia Civil do Distrito Balneário Rincão, muitas vezes vazia, foi tomada na tarde de ontem por residentes da Rua Jaguaruna, área central.
Mais do que cobrar agilidade no trabalho policial, os descontentes se uniram para prestar apoio à guarnição. O encontro teve como pauta principal, a denúncia dos moradores de que um ex-presidiário estaria realizando diversos furtos.
Além do prejuízo material, os presentes relataram insegurança até mesmo na hora de dormir. Eles disseram ainda que o rapaz estaria proferindo ameaças de morte. “Nós estamos a-qui para dizer que entendemos e condição da polícia e estamos dispostos a ajudar no que for preciso” considera Luis Monteiro, que veraneia no Rincão.
O delegado Fernando de Fáveri explicou que precisa de provas concretas para solicitar um mandado judicial. “As pessoas comentam. Mas, o policial não pode simplesmente invadir a casa do suposto autor dos furtos”, salienta.Ele relatou que existem dois inquéritos envolvendo o jovem, um já está sob análise do Judiciário e o segundo se encontra em fase de conclusão. “Todos os moradores serão chamados para prestar depoimento e tentaremos resolver a situação o mais breve”, disse.
O único agente policial atuante no Rincão, aponta que a maior dificuldade é a falta de colaboração da comunidade. Segundo ele, as pessoas têm hábito de comprar os objetos furtados, o que se enquadra no crime de receptação. O agente revelou ainda que o Judiciário estaria desconsideran-do os furtos com valor financeiro inferior a R$ 300. Como medida efetiva deverá iniciar hoje a atuação da Polícia Civil na Operação Veraneio. Está previsto o deslocamento do delegado Márcio Campos Neves, que atua na Delegacia Especializada de Criciúma, para o Rincão juntamente com dois agentes e um escrivão. No entanto, a ação pode sofrer atraso, já que o repasse das diárias policiais ainda não foi enviado.
A respeito da operação e da segurança, o major Clé-ber Padilha, disse que a Po-lícia Militar tem estado presente com cerca de 30 militares no local. Sobre a denúncia dos moradores, ele alega ser um caso isolado e considera que recai sob o comando civil investigar e buscar um desfecho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário