O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

VARIEDADES - Ciclista aventureiro cumpre trajeto em Içara

Içara integrou, na última semana, as mais de três mil cidades visitadas por Luis Carlos Ro-drigues, de 53 anos; que há nove anos o homem atravessa as estradas do país em sua bicicleta.

(Alex Cichella/Jornal Içarense)

Uma coletânea de registros, transformados em ma-térias jornalísticas, é tudo que o ciclista Luis Carlos Rodrigues, de 53 anos, carrega em sua bicicleta.
Há nove anos o aventureiro escolheu a estrada co-mo moradia, junto à com-panheira de duas rodas, carinhosamente batizada de Daniela.
Viúvo por duas vezes, Rodrigues desafiou a solidão partindo da cidade na-tal, Canoas, no Rio Grande do Sul, com destino a O-iapoque, no Amapá, em 2001. Desde então, ele cruzou todos os estados brasileiros, totalizando mais de três mil cidades e oito países da América Latina.
Na última semana, os caminhos do ciclista chegaram a Içara. E ele ressalta que “não está passando, mas, sim, conhecendo” o município. Mais do que o doce do mel ou a beleza do Balneário Rincão, para Ro-drigues, o marcante foram as amizades conquistadas. “São todos atenciosos e muito receptivos”, observa o viajante gaúcho.
Rodrigues permaneceu um tempo no centro da cidade e, em seguida, dirigiu-se para o balneário.
Ele explica que permanece de dois a três dias em cada município, o que seria o suficiente para absorver os costumes locais. “Is-so tudo não tem preço. Em cada lugar que passo faço amigos e aprendo. Saio enriquecido culturalmente”, comenta.
Em alguns locais, Rodri-gues recebe apoio de prefeituras, mas conta essencialmente com a solidariedade de comerciantes e comunidade, que se solidarizam com sua trajetória.
Em meio a uma rotina incerta, o próximo ano inicia com dois compromissos considerados vitoriosos.
No dia 6 de janeiro, ele estará em Jaraguá do Sul, lançando o primeiro livro, inti-tulado Recordações de um sonho realizado, com autoria de Inácio Carneiro.
Já no dia 10, ele será atração confirmada no programa Domingão do Faustão, da Rede Globo.
Após a aparição em cenário nacional, o ciclista inicia uma nova empreitada pela Cordilheira dos Andes, com passagem por Peru, Colômbia, E-quador e outros países.
Como sonho realizado, Luis considera ter atravessado o Brasil de ponta a ponta. Mas, para ele não é suficiente.
“De todos os países que passei, o nosso é o mais lindo. Tem muitas cidades escondidas esperando para serem reveladas”, diz que o ciclista, a-crescentando que tem co-mo ideal de vida nunca parar de pedalar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário