O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

GERAL - Aids: conscientização como melhor remédio para prevenção

Em média são registrados de um a três novos casos da doença por mês no município; coordenadora do programa de combate às DSTs alerta para os cuidados e a prevenção da doença.

(Alex Cichella/Jornal Içarense)

Mulheres jovens e adul-tas, este é o novo perfil dos portadores da Aids no Bra-sil. Em Içara, não é diferente segundo a coordenadora do Programa de Doenças Sexualmente Transmissí-veis, Samira Abdenur.
Ela alerta que os relacio-namentos estáveis não ga-rantem proteção aos casais, em especial às mulheres. “Tem sido frequentes os ca-sos em que os maridos têm uma relação extraconjugal e transmitem o vírus para a esposa. Por mais que o ca-samento esteja bom, as mu-lheres devem ficar atentas”, salienta a coordenadora.
Samira ressalta que inde-pendente de idade ou gêne-ro, o preservativo é o melhor remédio para a prevenção da doença. Mas, para ela a conscientização social deve ser mais trabalhada. “O tes-te de HIV deveria ser incluí-do nos exa-mes de rotina. As pessoas precisam mu-dar a concepção de que Ai-ds é a doença do outro, to-dos estão sujeitos à doen-ça”, destaca.
O exame pode ser feito na Vigilância Epidemiológi-ca, das 7h às 9h, de segun-da à sexta-feira, com exce-ção de terça-feira. Para o próximo ano um projeto prevê a instalação de, pelo menos, novos três postos de testagem do vírus.
O programa de acompa-nhamento da doença aten-de 300 pacientes no muni-cípio e segundo a coorde-nadora, de um a três novos casos surgem a cada mês. Em novembro novos dois portadores foram descober-tos, em meio a duas mortes decorrentes da doença.
O dia mundial de com-bate à doença, lembrado ontem, contou com blitz e-ducativa no posto da Polí-cia Militar Rodoviária, no bairro Liri. “É muito impor-tante conscientizar a popu-lação para que a doença não se agrave cada vez ma-is”, considera a agente de saúde Gisele Gomes.
Com a temática “Viver com Aids é possível com o preconceito não”, uma missa foi celebrada na Igreja Matriz São Donato, pelo Padre Antônio Júnior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário