O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

GERAL - Comunidade de Pedreiras reivindica transporte acessível

Motoristas foram surpreendidos na tarde de ontem por protesto na Rodovia SC-444, comunidade de Pedreiras pede retorno de tarifa de transporte diferenciado para alocalidade.

(Alex Cichella/Jornal Içarense)

Por um transporte mais acessível às condições econômicas, membros da comunidade de Pedreiras no Distrito Balneário Rincão se reuniram em manifestação tarde de ontem na SC-444. Por cerca de 20 minutos o tráfego foi interrompido na rodovia, próximo à igreja católica local. A reivindicação, segundo o presidente da Associação de Moradores do Bairro Pedreiras, Airton Valvito Fer-reira, é em razão do valor de passagem pago pelos moradores. “As pessoas têm reclamado que não conseguem emprego por causa do preço do transporte”, comenta.
A moradora local, Alber-tina Freitas, explica que a passagem tem custo diferenciado até a região das lagoas. De acordo com a manifestante, o preço de Criciúma até a Zona Sul é de R$ 4,50 e Içara até Pedreiras é R$ 3,45. Ela conta que a reivindicação vem se estendendo há anos sem a-presentar resultado. Em 2004 a problemática teria sido levada à Câmara de Vereadores e em 2009 um abaixo-assinado foi entregue ao Departamento de Transportes e Terminais (DETER). A empresa responsável pelo transporte também foi procurada pela comunidade.
“Esperamos que alguma providência seja tomada. Caso contrário, vamos montar uma comissão e fazer novas manifestações”, disse Albertina. Os manifestantes relembram que há alguns anos existia um patamar que estipulava um preço para a localidade, sendo o retorno deste o objetivo da comunidade.
Entre o grupo, está Ga-briel Freitas, que trabalha com serviços gerais no Centro de Içara. Ele conta que a empresa em que atua não dispõe de condições para prover o transporte, o que se torna uma despesa a mais. “Tenho que pagar do meu bolso e não sou só eu. Muita gente perde o-portunidades de emprego por causa do transporte”, pontua.
A empresa responsável pelo transporte no município foi procurada e o responsável não foi localizado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário