O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

POLÍCIA - Para uma festa segura cuidado com o uso de fogos de artifício

Uso de explosivos requer atenção para evitar a ocorrência de acidentes; orientação principal é para comprar apenas artefatos legalizados e rede elétrica também demanda atenção.

(Arquivo/Jornal Içarense)

A alegria da virada de a-no pode se transformar em tragédia caso alguns cuidados não sejam aplicados. Segundo o misticismo, o barulho dos fogos de artifício, rojões e bombas serve para espantar as más e-nergias no ano vindouro. Mas, a presença já tradicional deste adereço requer atenção no manuseio.
O Corpo de Bombeiros de Içara orienta aos usuários dos fogos lerem e seguirem atentamente a forma de utilização expressa na embalagem dos explosivos.
Entre as dicas para evitar acidentes com artefatos, a principal é comprar apenas produtos testados, vendidos legalmente, que possuam embalagem com informações sobre o fabricante e as orientações de u-tilização. Os riscos diminuem também se o explosivo possuir base para encaixe. Dessa forma, ele po-de ser montado no chão, sem a necessidade de segurá-lo.
No momento da explosão dos fogos, as pessoas presentes devem manter distância de 30 a 50 me-tros. O artefato deve estar também longe de carros e residências. Lugares com grandes aglomerações devem ser evitados. A atenção deve ser redobrada se houver crianças no local, para que as mesmas não se aproximem ou manuseiem o artefato.
Caso os fogos não estourem não deve ser realizada uma segunda tentativa. Nestas situações, o artefato deve ser molhado para apagar o pavil. Se os fogos forem guardados em casa, devem ficar em um recinto seco e distante de acesso a fogo, como fogões ou fumantes.
A Cooperaliança informa que o uso inadequado dos fogos de artifícios corresponde à maioria dos casos de queda de energia nos balneários. Por isso, a direção da cooperativa ressalta que os artefatos não devem ser acendidos próximo à rede elétrica, em hipótese alguma. Em caso de acidente com a fiação o local deve ser isolado e os fi-os partidos não devem ser tocados. Os técnicos devem ser acionados através do fone: 0800-48 40 40.

Nenhum comentário:

Postar um comentário