O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

COLUNISTA - Susiane MENDES


Transtorno do comer compulsivo (1)

Sinônimos: comer com-pulsivo, ataques de comi-lança.
Anteriormente conheci-do como binge, o transtor-no do comer compulsivo vem sendo reconhecido, como uma síndrome cara-cterizada por episódios de ingestão exagerada e compulsiva de alimentos, porém, diferentemente da bulimia nervosa, essas pessoas não tentam evitar ganho de pe-so com os métodos compensa-tórios.
Os episó-dios vêm a-companhados de uma sen-sação de falta de controle sobre o ato de comer, sen-timentos de culpa e de ver-gonha. Muitas pessoas com essa síndrome são o-besas, apresentando uma história de variação de peso, pois a comida é u-sada para lidar com pro-blemas psicológicos.
O transtorno do comer compulsivo é encontrado em cerca de 2% da popu-lação em geral, mais fre-qüentemente acometendo mulheres entre 20 e 30 anos de idade.
Pesquisas demonstram que 30% das pessoas que procuram tratamento pa-ra obesidade ou para per-da de peso são portadoras de transtorno do comer compulsivo.
- Episódios de ingestão exagerada de alimentos;
- Comer mesmo sem ter fome;
- Dietas fre-qüentes;
- Flutuação do peso;
- Humor deprimido;
- Comer em segredo por sentimento de vergonha e culpa e obe-sidade.
As compli-cações médicas estão re-lacionadas diretamente com o aumento da in-gesta calórica e as reper-cussões. As principais são: Obesidade, Infarto, Pressão alta, Aumento do colesterol, Diabete, entre outras complicações.

Até a próxima semana com a continuação desse assunto...

Nenhum comentário:

Postar um comentário