O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

COLUNISTA - Viviane Maragno


Celulite (1)

É crônica e não tem cu-ra, só é amenizada. É uma das patologias mais co-muns no sexo feminino e reconhecida com facilida-de. É uma afecção benig-na que pode ocorrer tanto em mulheres magras co-mo gordas. Afeta 95% das mulheres, comprometen-do coxas e nádegas, sendo considerada antiestética com pluralidade etiopato-gênica (referente à causa/evolução das doenças), po-de ocorrer de-vido:
*alterações hormonais (estrógeno)
* alterações de microcir-culação
* alterações metabólicas
*imunológicas e predisposição genética.
Fatores Agravantes: A-limentação inadequada, sedentarismo, transtor-nos ortopédicos, lordose exagerada, disfunção he-pática, disfunção gastro-intestinal, bebidas alco-ólicas, pílulas anticonce-pcionais, cigarro, obesi-dade, excesso de sal e es-tresse.
Estudos realizados no local com celulite constataram o se-guinte:
* Pele de Laranja: cor-responde aos poros foli-culares pilosos cercados por zonas edematizadas (inchadas). Essa zona de-primida é a pele normal (covinhas), zona elevada que está alterada.
* Pele acolchoada (capi-tonné): a superfície está “coberta” por “covi-nhas” cerca-das por zo-nas elevadas, apresentando um aspecto de lóbulos ou cordões de consistência suave.
Roupa A-pertada: Não provoca celulite. Quando existe celulite, a roupa a-pertada comprime os va-sos, prejudicando a circu-lação na região e pioran-do a celulite.
Não confundir celu-lite com gordura localiza-da? As duas alteram o visual do corpo na barri-ga, culotes, abdôme, ná-degas...
Até a próxima edição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário