O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

VARIEDADES - APAE de Içara mantém presidente e busca sócios

A presidente da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Içara, Emília Val-vassori, foi reeleita para o cargo em novembro; ela fala sobre os planos da instituição.

(Bruna Borges/Jornal Içarense)

O primeiro mandato de Emília Valvassori na presi-dência da Associação de Pais e Amigos dos Excep-cionais (APAE) de Içara, começou em 2008 e finali-zou em 2010.
Como o estatuto da insti-tuição permite reeleição e Emília não teve chapa opo-sitora, no dia 17 de novem-bro de 2010 a presidente foi reeleita para o segundo mandato, que contempla o triênio 2011, 2012 e 2013.
“A diretoria vai continu-ar praticamente a mesma, foram poucas alterações. Temos um grupo forte, dis-posto a trabalhar mais pela APAE”, conta Emília.
De acordo com a presi-dente, no mandato anterior a instituição foi ampliada. “Fizemos a cobertura do pátio e reforma de uma par-te. A clínica e as salas para oficinas, como laboratório de informática, costura, en-tre outras, ficaram na parte nova. A escola ficou do la-do antigo”, explica.
Para o mandato que ini-cia neste ano, com posse no dia 3 de fevereiro, a direto-ria tem planos de continu-ar a ampliação e a reforma da sede. “Temos vários projetos. Entre eles, a cons-trução de uma piscina tér-mica. Além disso, quere-mos aumentar o número de sócios e convênios”, relata a presidente.
Segundo Emília, as par-cerias com os governos mu-nicipal, estadual e federal, através de convênios, são essenciais para o funciona-mento da instituição. Mas, também, os sócios voluntá-rios têm ajudado na manu-tenção da escola.
“Hoje contamos com cer-ca de 200 sócios, que cola-boram com contribuições espontâneas. Queremos e precisamos ampliar este número. Pois, a APAE gas-ta em média R$ 30 mil por mês, entre manutenção da escola e folha de pagamen-to dos funcionários. É um valor muito alto. Sem os convênios com o governo, por exemplo, a APAE não sobreviveria”, destaca.
Para ser sócio, é necessá-rio apenas vontade de cola-borar e realizar uma contri-buição mensal ou anual.
“Faço um apelo à socie-dade. Muitas pessoas e em-presas já têm ajudado. Po-rém, precisamos de mais sócios para fazer a manu-tenção da sede. Hoje ela está assim, bonita. Mas, pa-ra manter a qualidade, pre-cisamos de recursos finan-ceiros”, observa Emília.
A instituição içarense possui 55 funcionários e 203 alunos.
“Penso que temos que o-ferecer o melhor para os a-lunos. Eles já sofrem pelo fato de serem prejudicados fisicamente, devido às defi-ciências. Fico muito feliz quando eles chegam aqui e elogiam a qualidade da escola. A APAE de Içara é referência na região”, res-salta a presidente.
A primeira reunião da nova diretoria, a fim de es-tabelecer metas para o tri-ênio, acontecerá no dia 8 de fevereiro, quando a es-cola retorna do recesso.
Emília Valvassori é pro-fessora na rede municipal e trabalha na presidência da APAE como voluntária, assim como os demais membros da diretoria.
“Estou neste trabalho porque sinto que tenho que ajudar. A função de presi-dente, por exemplo, nin-guém quer, pois exige mu-ito e não é remunerado. Então, continuo no cargo, e com alegria”, finaliza a presidente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário