O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

De bem com a VIDA com Jairo MARTINS



Ter razão

Como é bom ter razão! Você já viu o semblante das pessoas quando elas tem certeza de suas ações, pensamentos, fatos, hipóteses. Pessoas com razão não se subestimam, não se dobram, estão recheadas de argumentos e todas as suas lacuna estão cobertas. Satisfação e alívio, tem o ser humano que gasta seu tempo a deleitar-se nas suas conquistas. Fazer delas suas delícias. Quando se tem razão se vai até o fim, nada intimida, nada ameaça.
O gigante interior de ca-da um de nós perde o sono e se coloca a disposição dos ataques adversos.
Ninguém questiona u-ma pessoa com razão; o máximo que conseguem são banais justificativas infundadas apenas para preencher o tempo ou alimentar o ego já maltratado por uma mente certa de seus posicionamentos. Quando não se tem razão, inclina-se a cabeça, silencia-se e se esboça, sequer o mínimo comentário.
A crise existencial coberta de crescente insegurança, toma lugar e daí, o que resta são lamentos, queixumes e certezas nulas.
Pessoas sem razão são malabaristas desempregados, são equilibristas sem platéia, são músicos sem instrumentos. Alegram-se a-penas por terem ouvido a voz da razão, inclinando-se a ela como dependentes. Porém, alguns desconhecem sua razão e não brigam pelos seus direitos, outros, por sua vez, brigam por seus direitos sem ter razão, causando uma verdadeira instabilidade no seu interior. Por que então não refletir mais? Ponderar, questionar, informar, para então posicionar-se. Que tal uma aula de paciência até a busca das nossas lógicas. Certamente, seriamos menos afrontados. Nosso desgaste reduzir-se-ia em volumes consideráveis e seríamos admirados e respeitados por quem queremos bem. Buscar a razão significa subir e descer escadas, caminhar cegamente e abrir os olhos na escuridão buscando a luz. É a certeza de que tudo se completa quando achamos e montamos todas as peças do quebra-cabeças chamado vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário