O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

De olhovivo na Saúde

Consumo exagerado de sal aumenta risco de hipertensão

Quem sofre de pressão alta bem sabe a importân-cia de comer bem sem abusar do sal. O uso de sal light ou a substi-tuição do saleiro na mesa por tem-peros à base de ervas podem ser boas alternativas para as pessoas hipertensas.
O excesso de sódio no organis-mo humano — a substância é um dos principais com-ponentes do sal refinado — aumenta a pressão arterial. Portanto, o consumo exagerado também aumenta os riscos de pessoas saudáveis desenvolverem hiper-tensão.
Apesar de ser uma doença de base genética, a hi-pertensão está associada a alguns fatores de risco, co-mo o consumo exagerado de sal e de álcool e a obesi-dade, alertam os cardiologistas. Eles destacam que os hipertensos têm mais chances de ter acidente vascular cerebral (AVC) ou infarto.
::: Brasileiros costumam colocar muito sal na comida. Enquanto o índice diário tolerável de sal para pessoas saudáveis é de cinco a seis gramas, tem vivente que consome 12 gramas.
::: O crescimento do consumo de produtos industria-lizados também traz mais sódio à dieta. Embutidos e enlatados devem ser evitados.
::: Diminua o uso de sal optando por temperos como manjericão, orégano e cebola.
Para ter uma boa saúde é importante que as pes-soas façam exercícios periodicamente e tenham uma alimentação saudável com bastante frutas e verduras. Outra dica dos médicos é que em dias de sol as pessoas consumam bastante água, uma média de dois litros por dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário