O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

GERAL - Comunidade reivindica segurança em marginal

Moradores da localidade de Espigão Primeiro temem fragilidade no trânsito com conclusão da pavimentação da via de acesso à BR-101, entre solicitações está um recuo na saída da galeria.

(Daniela Soares/Jornal Içarense)

(Daniela Soares/Jornal Içarense)

A via que há anos sedia-va jogos do futebol, hoje é acesso a empresas. O desenvolvimento trouxe as-falto, indústrias e preocupação aos que moram nas proximidades da marginal paralela à rodovia BR-101, na localidade de Espigão Primeiro, em Içara.
Conforme o morador, Nestor Rodrigues, a visão do motorista que cruza pe-la galeria é limitada em am-bas direções, além da falta de espaço. Para sanar a problemática, seria necessário um recuo de cerca de 1,5 metro na saída do túnel em direção à marginal.
Cerca de dez empresas, entre ceramista e minera-dora, estão instaladas na região. Para o aposentado, que reside na comunidade desde que nasceu, a industrialização tem ocasionado um tráfego intenso, incluindo veículos pesados. “Já presenciamos muitos acidentes por aqui. E se não houver nenhuma providência a tendência é aumentar”, comenta.
Para o morador, Joaci Calegari, a so-lução demandaria também a instalação de lombadas ao longo da marginal. “Tem um ponto onde as crianças se reúnem para pegar o ônibus escolar e temos receio que algo possa a-contecer”, relata.
Calegari diz ainda que em dias de chuva, a água acumula na galeria, dificultando a travessia de pedestres e motociclistas. “Seria preciso fazer a drenagem ou algum tipo de sistema de escoamento”, opina.
O receio dos moradores também permeia o tráfego da BR-101. Em busca de um fluxo mais fluente, muitos motoristas têm recorrido à marginal como rota alternativa.

Sob análise do DNIT

As reivindicações foram repassadas ao engenheiro do Departamento Nacional de Infraestru-tura de Transportes (D-NIT), Robson Oliveira. Segundo ele, para a problemática se tornar pauta é preciso um documento formal, como um abaixo-assinado.
“Não existe uma quantidade mínima de assinaturas. Mas, quanto maior representativida-de melhor para a comunidade”, pontua.
Apesar dos trâmites burocráticos, o engenheiro afirma que o procedimento não será demorado. No entanto, ele salienta aos usuários da marginal que atentem às normas de segurança no trânsito, enquanto não houver melho-rias no local.
O recapeamento asfáltico, serviço realizado atualmente na via, deverá ser concluído na próxima semana. Em seguida a sinalização deverá ser implantada.

Busca segue no Legislativo

A comunidade solicitou apoio do Poder Legislativo, através do vereador André Jucoski, o Polakinho.
Com a conclusão do abaixo-assinado, que já está sendo providenciado pelos moradores, o documento será encaminhado para votação na Câmara de Vereadores na volta do recesso, em fevereiro. Se aprovado a solicitação deverá ser entregue ao DNIT.

Nenhum comentário:

Postar um comentário