O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

GERAL - Muita chuva e poucos estragos no município

A cidade registra pontos de alagamento e danos de ordem pública, Loteamento Casagrande teve trecho inundado por canal e rua foi interditada, e Defesa Civil teme instabilidade climática


(Daniela Soares/Jornal Içarense)

Uma semana após os de-sastres climáticos no Rio de Janeiro, o sul catari-nense sente as consequên-cias da chuva. Içara foi o município que menos registrou prejuízos na região. Mas, alguns pontos estiveram sob monitoramento da Defesa Civil nesta quarta-feira. Entre os quais, os bairros Nossa Senhora de Fátima, Mareli, Jaqueline, Linha Pascolini e Lotea-mento Planalto.
Conforme relato de moradores do Loteamento Ca-sagrande, no bairro Mareli, o canal subiu, submergindo a parte baixa da localidade. A condição culminou na interdição da rua por algumas horas. Já localidades como o Lotea-mento Jussara, usualmente castigado pelas chuvas, não houve registro de alagamento, segundo Itamar Luiz, presidente da associação de moradores.
No Centro, a abertura as-fáltica, recorrente das obras de implantação de esgotamento sanitário, espalharam lama ao longo das ruas.
“Os prejuízos serão do Poder Público”, disse o coordenador da Defesa Civil, Márcio Realdo Toretti, a-crescentando que a chuva causou estragos na pavimentação, danificação de pontes e entupimento de bueiros. Ele disse ainda que com o retorno do sol, as equipes de obras deverão providenciar os reparos.
Mas, Toretti alerta que se o mau tempo persistir, o município enfrentará con-sequências maiores.
Desde a tarde de ontem a Casan diminuiu o abastecimento cedido ao município. Conforme o presidente do Samae, Paulo Preis Neto, a normalidade dependerá do fim das chuvas. A orientação é para que os içarenses economizem água.
Após a chuva constante, a previsão para hoje é de sol, com ocorrência de nuvens, de acordo com o Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (Ciram).

Nenhum comentário:

Postar um comentário