O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

GERAL - Testes de balneabilidade são retomados no Litoral Sul

Após meses sem realizar coleta no Litoral Sul, a Fundação do Meio Ambiente divulga boletim atualizado sobre a balneabilidade; e arroio da Praia do Rincão é apontado como imprópri

(Maso Nyetto/Jornal Içarense)

De leptospirose a hepatite; as possibilidades de doenças adquiridas pelo contato com água contaminada são diversas. Na última semana a Fundação do Me-io Ambiente (Fatma) divulgou o quinto relatório sobre a balneabilidade no litoral catarinense.
O documento que teve a coleta realizada no último dia 13, manteve a reprovação ao arroio da praia do Rincão. A negativa vinha sendo apresentada nos relatórios anteriores, mas sem a devida análise do local.
O diretor de proteção de Ecossistema, Luís Antônio Garcia, não foi localizado. Mas, informações repassadas pela sede da fundação em Criciúma apontam que a coleta não era realizada desde fevereiro do ano passado. Segundo o funcionário, o procedimento não estava sendo realizado em razão de uma determinação. “A questão não é monetária, é administrativa”, comenta.
O presidente da Fundação do Meio Ambiente de Içara (Fundai), Geraldo Baldissera, disse que foi solicitado o serviço do Instituto de Pesquisas Ambientais e Tecno-lógicas da Unesc. Mas, o instituto informou que apenas a Fatma poderia realizar os testes. “Iríamos procurar outro órgão para fazer a coleta, mas soubemos que já foi feita”, acrescentou Baldissera.
Durante a alta temporada, que abrange de março a dezembro, os testes devem ser realizados semanalmente. Os banhistas aproveitaram o fim de semana quente e lotaram a praia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário