O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

POLÍTICA - Içara fecha ano de 2010 com conquistas e uniões políticas

No ano de 2010 aconteceram eleições para presidente da República, governador, senador, deputado federal e deputado estadual; e em Içara, as coligações geraram uniões históricas.

(Arquivo/Jornal Içarense)

Em ano de eleição, o cenário político de Içara foi coberto de fatos marcantes.
Entre eles, o mais comentado foi a união do prefeito Gentil da Luz (PMDB) com o presidente do PP, Arnal-do Lodetti Júnior, em prol da vitória da presidente e-leita Dilma Rousseff (PT).
O “abraço” entre líderes de siglas historicamente a-dversárias no município deve ir além da eleição deste ano. Isto por que o prefeito içarense tem declarado na imprensa, nos últimos dias, o interesse de co-ligar com o PP nas eleições municipais de 2012, para uma possível reeleição.
A aproximação do prefeito com a oposição foi percebida também, recentemente, pela vitória do vereador progressista Darlan Bitencourt Carpes à presidência da Mesa Diretora do Legislativo.
O apoio de Gentil da Luz foi fundamental para a e-leição do líder da bancada de oposição.
Em 2010, Içara conquistou R$ 60 milhões do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), do Governo Federal. “É um volume de recursos muito grande. Equivale a arrecadação do município em um ano”, disse o prefeito em coletiva de imprensa realizada neste mês para divulgação dos projetos.
A “maré de sorte” do pe-emedebista foi além da vitória de sua candidata ao Governo Federal. O prefeito escapou de ser julgado, ainda em 2010, no processo de impugnação de mandato eletivo, no qual está envolvido junto com o vice-prefeito José Zanolli (DE-M). “O processo está parado no momento. A previsão é que comece a ser mexido no ano que vem. Até o final do ano, dificilmente o TRE irá ouvir o caso, por causa das contas dos partidos que estão em julgamento”, disse o advogado do PMDB, Joel Antônio Ca-sagrande, em novembro.
Outra vitória bastante comemorada em outubro foi a eleição do içarense Adilor Guglielmi, o Dóia (PSDB), a deputado estadual. Na cidade natal, Dó-ia recebeu 5,6 mil votos (16,15%), sendo o candidato a deputado estadual ma-is votado, conquistando o dobro de votos da segunda colocada, Ada Faraco de Lucca (PMDB).
As atenções dos partidos políticos do município devem se voltar agora para as eleições da Cooperaliança, que acontecem em março de 2011. Neste ano, articulações já foram feitas e o atual presidente da cooperativa, Pedro Deonízio Ga-briel, já tem o aval do PP para concorrer à reeleição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário