O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

VARIEDADES - ONG WSPA de proteção animal recruta voluntários

A World Society for the Protection of Animals (WSPA) é uma ONG internacional que, no Brasil, vem promovendo o bem-estar animal há mais de 29 anos; em Içara está há três meses.

(Bruna Borges/Jornal Içarense)

Os trabalhos da ONG WSPA - Sociedade Mundial de Proteção Animal (World Society for the Pro-tection of Animals) em Içara começaram através da iniciativa de cinco amigos a-dolescentes que não concordaram ao ver animais sendo mal tratados em um circo da região.
O diretor júnior da ONG de Içara, Max Amaral, explica que, a partir daquele momento, os jovens começaram a pesquisar sobre instituições que combatiam práticas contra o bem-estar animal.
“Nesta procura descobrimos o trabalho da WS-PA Brasil. Entramos em contato com eles e nos filia-mos”, conta Amaral.
Desde novembro de 2010 o estudante de 15 anos, fundador da ONG, percorre a cidade com o intuito de averiguar denúncias. Ele conta com a ajuda da Fundação do Meio Ambiente de Içara (Fundai).
“Recebo a denúncia, normalmente por telefone, e vou ao local apurar. Depois recolho o animal e dou toda a assistência, com a ajuda da Fundai. Em seguida o animal é encaminhado para adoção”, relata o diretor júnior.
De acordo com Amaral, a ONG precisa de voluntários. “Precisamos de pessoas dispostas a ajudar, que tenham no mínimo 14 a-nos, tempo disponível e disposição para caminhar no sol”, informa o jovem.
Todo o trabalho da ONG é feito com recursos dos próprios voluntários. Por isso, qualquer ajuda financeira é bem-vinda. “Precisamos de doações para manter o trabalho, como ração, entre outras coisas”, ressalta Amaral.
A WSPA de Içara recebe cerca de cinco chamadas por semana com denúncias de maus tratos. “As demais chamadas são para a-visar sobre cachorros de rua. Mas, neste caso não podemos fazer nada, pois não existe um canil municipal”, observa o jovem.
A campanha Circo Legal Não Tem Animal está sendo promovida pela ONG iça-rense. A mobilização visa incentivar o Plenário da Câmara dos Deputados a aprovar o PL 7291/2006, Projeto de Lei pela proibição federal do uso de animais em circos.
A WSPA no município não possui sede física, mas tem planos para se instalar em um local em março.
As novidades sobre a campanha e ações da ONG em Içara estão no blog www.wspasc.blogspot.com.
Para denúncias o telefone é (48) 9660-8233.
No Brasil, a WSPA começou a atuar em 1989, quando apoiou organizações de Santa Catarina na luta contra a Farra do Boi e divulgou a prática internacionalmente.
A história da instituição brasileira e as formas como os voluntários podem ajudar estão no endereço www.wspabrasil.org.

Nenhum comentário:

Postar um comentário