O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

VARIEDADES - Nutricionista quer promover alimentação saudável em Içara

O cuidado com a saúde e o interesse pelos efeitos da alimentação no organismo humano moti-varam a escolha de Fernanda de Bittencourt da Silva pela profissão de nutricionista.


(Bruna Borges/Jornal Içarense)

Nascida em Içara, Fer-nanda de Bittencourt da Silva decidiu começar a carreira de nutricionista no próprio município, onde há três meses atende em consultório no centro.
“Pensei que deveria ten-tar primeiro na minha ci-dade. Pois, aqui já conheço as pessoas e é mais fácil me locomover”, observa a jo-vem de 22 anos, que apesar da idade, já acumula expe-riência profissional sólida, o que facilitou a parceria com médicos da região.
“A maioria dos pacientes vêm até mim através de in-dicação do Dr. Rogério da Silva, clínico geral; Dr. Sa-mir Machado Veran, ci-rurgião dentista especia-lista em cirurgia bucal; e o Dr. Sérgio Peruchi, especi-alista em doenças cardio-vasculares. Conheci o Dr. Rogério e me ofereci para trabalhar no consultório. Ele precisava encaminhar pacientes com patologias que necessitavam de trata-mento e avaliação nutricio-nal. Então, firmamos parce-ria”, conta Fernanda. Os profissionais atendem em Içara no mesmo consultó-rio, localizado no Edifício Dona Nena, sala 209.
“O Dr. Rogério colocou à disposição o consultório. Isto foi muito bom, pois te-nho toda a estrutura ne-cessária para receber bem os pacientes. Quero me es-pecializar para atender ca-da vez melhor”, ressalta.
De acordo com a nutrici-onista, o índice de pessoas que sofrem de hipertensão, diabetes e doenças cardio-vasculares têm aumentado consideravelmente e a ali-mentação adequada é a me-lhor forma de prevenção.
“A boa alimentação não deve ser feita apenas depo-is que a pessoa adquiriu a doença, como tratamento, mas como prevenção. Atra-vés de uma alimentação a-dequada é possível evitar muitos problemas de saú-de. E nem por isso a dieta tem que ser restrita. Ela po-de ser ao mesmo tempo sa-udável e gostosa”, diz.
A rotulagem de alimen-tos é outra atividade de-senvolvida pela profissio-nal. “Os fabricantes de ali-mentos, principalmente os caseiros, me procuram pa-ra fazer a rotulagem nutri-cional dos produtos, para saber o valor energético, de carboidratos, proteínas, etc”, conta a nutricionista.
Fernanda formou-se em Nutrição pela Universida-de do Extremo Sul Catari-nense (UNESC), de Crici-úma, em julho de 2010. En-tre as atividades desenvol-vidas durante o curso, foi voluntária por dois anos no projeto Acompanhamento Nutricional a Portadores de DST/AIDS, em Içara.
“No projeto, dava aulas de culinária para portado-res de HIV. Foi uma expe-riência muito boa”, relata a nutricionista.
Fernanda fez ainda está-gios curriculares em Nutri-ção Clínica, no Hospital São José; e na Unidade re-ferencial 24h da Próspera, ambos em Criciúma. Além de monitoria no SESC de Criciúma, com realização de ações comunitárias com o objetivo de instruir a co-munidade a cerca da ali-mentação balanceada.
“Agradeço a todos que estão apoiando e divul-gando meu trabalho. Que-ro promover a alimentação saudável entre os içaren-ses”, completa Fernanda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário