O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quarta-feira, 9 de março de 2011

COLUNISTA - Viviane Maragno,



Anfetaminas

Definição: As anfetami-nas são drogas estimulantes da atividade do sistema ner-voso central, isto é, fazem o cérebro trabalhar mais de-pressa, deixando as pessoas mais “acesas”, “ligadas” com “menos sono”, “elétri-cas”, etc. É chamada de re-bite principalmente entre os motoristas que precisam di-rigir durante várias horas seguidas sem descanso, a fim de cumprir prazos pré-determinados.
Também é conhecida co-mo bolinha por estudantes que passam noites inteiras estu-dando, ou por pessoas que cos-tumam fazer re-gimes de ema-grecimento sem o acompanha-mento médico.
Efeitos no cé-rebro: As anfe-taminas agem de uma ma-neira ampla afetando vários comportamentos do ser hu-mano. A pessoa sob a ação tem insônia (isto é, fica com menos sono) inapetência (ou seja, perde o apetite), sente-se cheia de energia e fala mais rápido ficando “li-gada”. Assim, o motorista que toma o “rebite” para não dormir, o estudante que ingere “bolinha” para varar a noite estudando, um gordinho que as engole re-gularmente para emagrecer ou ainda uma pessoa que se injeta com uma am-pola de Pervitin ou com comprimidos dissolvidos em água para ficar “liga-dão” ou ter um “baque” es-tão na realidade tomando drogas anfetamínicas.
A pessoa que toma anfe-taminas é capaz de execu-tar uma atividade qual-quer por mais tempo, sen-tindo menos cansaço. Este só aparece horas mais tar-de quando a droga já se foi do organismo; se nova dose é tomada, as e-nergias voltam com menos in-tensidade.
De qualquer maneira as anfe-taminas fazem com que um or-ganismo reaja acima das capacidades e-xercendo esforços excessi-vos, o que logicamente é prejudicial para a saúde. E o pior é que a pessoa ao parar de tomar sente uma grande falta de energia (as-tenia) ficando bastante deprimida, o que também é prejudicial, pois não consegue nem realizar as tarefas que normalmente fazia antes do uso dessas drogas. Continua.

Até a próxima semana com mais um assunto

Nenhum comentário:

Postar um comentário