O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

terça-feira, 29 de março de 2011

GERAL - Posto do Rincão sem médico pela manhã até a próxima semana

O médico que atende pela manhã na Unidade de Saúde da Estratégia da Família Central do Balneário Rincão está de férias; e o Dr. Paulo Henrique Nandi continua atendendo no período da tarde.

(Bruna Borges/Jornal Içarense)

Na manhã desta segunda-feira, dia 28, o Jornal Içarense recebeu uma denúncia de populares, a respeito da falta de médico na Unidade de Saúde da Estratégia da Família Central do Balneário Rincão.
A reclamação dava conta de que muitas pessoas aguardavam no posto para serem atendidas.
De acordo com a enfermeira responsável pela u-nidade, Magda Andréia de Brito, a queixa dos moradores se deve às férias do Dr. Geraldo Quintana, que se ausenta por 15 dias.
O médico atende no horário da manhã, das 8h às 12h. “A unidade de saúde central do Rincão é a única que possui dois médicos, um para a manhã e outro para a tarde. Por isso, o pessoal está acostumado a ter bastante vagas. Nestes dias em que um médico está de férias, as pessoas a-cabam ficando preocupadas em não conseguir atendimento e chegam muito cedo, bem antes das 13h, o que ocasiona o grande número de cidadãos na unidade”, explica Magda.
O médico Quintana fica fora do posto dos dias 21 de março a 5 de abril. Até a próxima semana, os pacientes serão atendidos apenas à tarde, nas terças, quartas, e sextas-feiras. A quinta-feira é para atendimento de gestantes.
O agendamento de consultas na unidade acontece todas as segundas-feiras, a partir das 13h.
“Mesmo com as férias do Dr. Geraldo, estamos com um número razoável de consultas, o mesmo que nas outras unidades. Pois, ainda temos um profissional atendendo”, observa a enfermeira.
Magda pede que a comunidade tenha um pouco de paciência e, aquele que não tiver urgência, que precisa apenas fazer exames e procedimentos de ro-tina, deixem para ir ao posto a partir do dia 6.
“Temos muitas vagas disponíveis normalmente. Por isso, aconselho que a-queles que podem deixar para procurar o posto na próxima semana, o façam, pois terão maior conforto para conseguir uma consulta”, orienta.
A Unidade de Saúde da Estratégia da Família Central do Balneário Rincão tem, em média, 200 atendimentos por semana, normalmente, com os dois médicos disponíveis. São 32 vagas pela manhã e 17 no período da tarde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário