O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

segunda-feira, 18 de abril de 2011

COLUNISTA - Viviane Maragno,


Melasma

Sinônimos e nomes po-pulares da Melasma: cloas-ma, máscara gravídica, panos
O que é?
São manchas acasta-nhadas na pele, ocorrendo em áreas expostas ao sol, principalmente no rosto e em mulheres de pele mais morena. Apenas 10% dos homens são acometidos.
Como se desenvolve ou se adquire?
A causa é desconhecida, estando envolvidos fatores genéticos raciais, hormo-nais (tais como gravidez, uso de anticoncepcionais e outras alterações hormo-nais), uso de alguns medi-camentos e fatores ambien-tais como exposição à radi-ação ultravioleta (sol e lâm-padas artificiais).
O que se sente?
São lesões (manchas) a-castanhadas na pele sem sintomas, muitas vezes ex-tensas, simétricas (nos do-is lados), com limites mal definidos, sempre em áreas expostas. São mais fre-qüentes no rosto (boche-chas, testa, queixo e acima do lábio superior), poden-do ocorrer em outras áreas expostas como antebraços.
Como o médico faz o di-agnóstico?
O diagnóstico é baseado no as-pecto das lesões (manchas) e his-tória do paciente.
Como se trata?
O mais importante é a consciência da proteção solar diária. É recomen-dado o uso de filtros sola-res, em geral potentes, e um maior cuidado à expo-sição solar, sem precau-ções, faz com que as man-chas fiquem mais eviden-tes. Associado a isto, exis-tem muitas medicações clássicas e atuais para o tratamento das manchas, conforme a escolha e ex-periência do médico.
O tratamento pode ser prolongado e difícil, neces-sitando muito da colabo-ração do paciente.
Quando ocorre durante a gravidez, pode regredir após o parto, podendo ser reativado em outras gesta-ções da paciente.
Como se previne?
Para a prevenção, o mais importante é a consciência de proteger a pele ade-quadamente da exposição solar diária. Se for usar algum tipo de creme, pro-cure a orientação de um especialista.
Até a próxima semana com mais um assunto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário