O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

segunda-feira, 18 de abril de 2011

VARIEDADES - Associação Içarense de Proteção Animal Amigo Bicho é fundada

Um grupo de içarenses preocupados com os animais abandonados na cidade se mobilizou e formou a Associação Içarense de Proteção Animal Amigo Bicho (AIPA-Amigo Bicho).

(Arquivo/Jornal Içarense)

O jovem Max Amaral, de 15 anos, engajado na defe-sa dos animais em Içara, desde novembro de 2010 percorre a cidade com o in-tuito de averiguar denún-cias de maus tratos.
Ele foi fundador da ONG World Society for the Protection of Animals (WS-PA) Sociedade Mundial de Proteção Animal) em Içara.
Porém, devido à falta de autonomia que sentia ao ser vinculado à ONG in-ternacional, uniu parcei-ros no município com o mesmo interesse e, há cer-ca de um mês e meio, fundou a Associação Iça-rense de Proteção Animal Amigo Bicho (AIPA-Ami-go Bicho).
“Já constituímos a dire-toria e agora estamos fa-zendo a parte de legaliza-ção da associação, em car-tório”, informa Amaral.
O grupo conta com a aju-da da Fundação do Meio Ambiente de Içara (Fun-dai). “Se não fosse a Fun-dai, não tínhamos como trabalhar, pois é o fiscal que vai conosco apurar as de-núncias e dá apoio”, en-fa-tiza o jovem.
Através de uma voluntá-ria, o grupo conseguiu um terreno para montar um ca-nil, que já possui 17 ca-chorros, mas que precisam de abrigo. “Precisamos de patrocinadores para cons-truir o canil. Com isso, va-mos pegar os animais que estão machucados e tratar, além de castrá-los para a-cabar com os cachorros de rua”, ressalta Amaral.
Por enquanto a associa-ção vive de recurso dos próprios voluntários. Eles estão idealizando uma rifa para ajudar nas despesas.
A diretoria da associa-ção se reúne uma vez por semana, na Cooperaliança.
De acordo com Amaral, o número de denúncias de maus tratos diminuiu con-sideravelmente nas últi-mas semanas. “As ocor-rências diminuíram cerca de 40%. Não sei se as pes-soas estão se conscienti-zando ou com medo de de-nunciar”, comenta.
O jovem explica que com o castramento, em cinco anos, a população de ca-chorros de rua tende a a-cabar. “São quase 10 mil cachorros de rua em toda região”, enfatiza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário