O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quinta-feira, 28 de abril de 2011

GERAL - Secretário de Estado da Saúde visita HSD e recebe projetos

O Hospital São Dontato, de Içara, recebeu a visita do secretário de Saúde de Santa Catarina, Dalmo de Oliveira, que prometeu interceder pela instituição e dar parecer em até 60 dias.

(Alex Cichella/Jornal Içarense)



O secretário de Estado da Saúde, Dalmo de Oliveira, cumpriu a agenda de visitas a hospitais da região Sul, em Içara, na manhã desta quarta-feira, dia 27.
A promessa de visita ao Hospital São Donato (HSD) havia sido feita pelo secretário ao prefeito Gentil Dory da Luz durante reunião em Florianópolis, em fevereiro.
Oliveira vistoriou as repartições da instituição, a-companhado do prefeito e gestores municipais, além do deputado estadual Ma-noel Mota.
A diretora administrativa do HSD, Cleide Geremi-as, junto com o presidente do hospital, Acirton Costa, fizeram uma explanação sobre as dificuldades financeiras enfrentadas pe-la instituição e entregaram projetos com pendências para implantação da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), construção de um novo centro cirúrgico e uma farmácia. O valor dos investimentos pedidos ao Governo do Estado chega próximo a R$ 2 milhões.
“O secretário gostou do que viu e prometeu intervir para ajudar. Agora vamos aguardar de 40 a 60 dias, prazo que ele pediu para dar um parecer sobre os recursos. Em maio estaremos novamente em Flo-rianópolis para conversar com ele”, contou o presidente do HSD.
O secretário declarou que tem feito questão de conhecer a realidade da saúde e geográfica dos municípios e veio a Içara especialmente visitar o HSD.
“A visita foi muito boa. Içara é uma cidade de médio a grande porte e está lo-calizada em uma região es-tratégica. Aqui no hospital são recebidos muitos traumas. Por isso, a necessidade de terminar a UTI, que deve ser licenciada”, observou Oliveira.
Segundo o secretário, a pasta da Saúde está passando por uma quarentena sem recursos para investimento. “Só vou poder dar uma posição afinada depois deste período, pois vou saber sobre a questão orçamentária. Mas, vamos fazer o possível para colocar a UTI para funcionar o quanto antes”, afirmou.
Para o integrante do Governo do Estado, a crise vi-venciada hoje pelos hospitais públicos, privados e fi-lantrópicos se deve ao sub-financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS).
“Os valores da tabela de remuneração do SUS aos serviços prestados pelos hospitais chega a ser infame. As entidades têm custo acima de 100% do que o SUS está pagando. A tabela não contempla as novas tecnologias e demanda do serviço de saúde que tem crescido muito nos últimos tempos”, desabafou Oliveira, destacando que o problema está onerando os município, sendo que alguns deles terão de fechar os hospitais.
Para se resolver o problema, o secretário explicou que os conselhos estadual e nacional de saúde têm tentado sensibilizar os deputados para fazer pressão junto ao Governo Federal.
Oliveira falou também sobre a necessidade de uma Unidade de Pronto Aten-dimento (UPA). “Içara precisa de uma UPA. Pois o hospital acaba virando um ambulatório”, reforçou.
Durante a visita, o prefeito fez questão de destacar o porte do município.
“Içara está entre as 20 maiores cidades do Estado. Além disso, é cortada pela BR-101. Comentei com o secretário a importância de Içara e do HSD, que acabou virando um hospital regional”, enfatizou Gentil.
Após a visita, Dalmo de Oliveira se dirigiu a Criciú-ma, onde se encontrou com o governador Raimundo Colombo para ir a instituições de saúde da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário