O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

segunda-feira, 23 de maio de 2011

COLUNISTA - Viviane Maragno,

Cuidados com aleitamento artificial

Infelizmente, a realidade de vida das mulheres muitas vezes não permite a amamentação exclusiva no peito, sendo necessário o uso da mamadeira, que nem de longe se compara ao seio materno, tanto em forma como em função, porém existem maneiras de a-limentar o bebê através da mamadeira, causando o mínimo de danos possíveis.
Dê preferência ao bico ortodôntico de mamadeira, em relação aos bicos comuns. O bico ortodôntico pos-sui o furo menor que o bico comum, pois é extrema-mente importante que a criança se esforce para sugar o leite. É desse modo que os músculos da face e a man-díbula são estimulados, além saciar a necessidade de sucção. Se o bebê não suprir a necessidade de sucção durante a amamentação, ele pode começar a sugar as mãos, os dedos ou a chupeta. Pela sua forma, o bico ortodôntico auxilia o vedamento labial e dá maior a-poio aos lábios. Tem furo na região superior do bico, impedindo que o leite caia diretamente na região pos-terior da cavidade oral, auxiliando o bebê na coordena-ção sucção-respiração-deglutição, diminuindo engas-gos e riscos de asfixia. Ele também per-mite a elevação da ponta da língua na cavi-dade oral, cri-ando padrões de deglutição que não prejudiquem as arcadas dentárias nem a fala.
Segundo a Dra. Thamara Silvestri Cruz Knabben - Odontóloga da Rede Municipal de Içara na ESF Espla-nada e Ortodontista Particular em Criciúma, apesar das vantagens do uso do bico ortodôntico em relação aos bi-cos comuns, seu uso é recomendado somente até os dois anos e meio de idade, devendo ser substituído gradati-vamente pelas papas de frutas e legumes, uso de canecas com canudos até o uso de copos comuns.
Outro ponto a ser citado é a cárie dentária de mama-deira, que afeta crianças que usam mamadeira com líquidos açucarados e que geralmente adormecem ou são alimentados durante o sono, sem que seja feita a higiene oral adequada. É muito importante que a hi-gienização da cavidade oral sempre seja feita após as mamadas. O bebê precisa de segurança e do calor dos braços da mãe. Por esse motivo, quando for dar a ma-madeira, a melhor coisa é copiar a maneira cômoda que ele estaria se estivesse no peito. A criança se ali-menta mais satisfeita e tranqüila e estabelece uma ligação afetiva com sua mãe. O ideal é que o bebê seja amamentado, exclusivamente, no peito por pelo menos seis meses, pois desta forma haverá, entre outros benefícios:
* Trabalho dos músculos dos lábios, língua e face
* Preparação da musculatura para futura mastigação
* Reforço da respiração nasal
* Preparação dos músculos para boa mobilidade na produção dos sons da fala
* Desenvolvimento da maxila e da mandíbula para correto posicionamento dos dentes.
Bom Final de Semana a todos!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário