O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

terça-feira, 3 de maio de 2011

De olhovivo no Mundo

Morte de Osama bin Laden é um
alívio para líderes de vários países


O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, confirmou em pronunciamento na TV na madrugada desta segunda-feira, dia 2 de maio, a morte de Osama bin Laden, líder da rede terrorista da al-Qaeda, res-ponsável pelos ataques terroristas de 11 de setembro de 2001 em Nova York, nos Estados Unidos.
De acordo com Obama, a morte foi consequência de uma ação de inteligência do Exército norte-americano em parceria com o governo do Paquistão, que localizou o terrorista durante a semana passada. Neste domin-go, um pequeno grupo de soldados americanos conse-guiu matá-lo em uma casa de dois andares em Abbo-ta-bad, próximo a Islama-bad, capital do Paquistão. Houve troca de tiros, mas, segundo Obama, nenhum militar ficou ferido na ope-ração e cuidados foram tomados para que nenhum civil fosse ferido.
Quatro helicópteros teri-am sido usados na opera-ção. A casa ficou em cha-mas após o atentado. ”Foi feita justiça”, disse Obama. “Nesta noite, tenho condições de dizer aos americanos e ao mundo que os Estados Unidos conduziram uma operação que matou Osama Bin Laden, o líder da al -Qaeda e terrorista responsável pelo assassinato de milhares de homens, mulheres e crianças.”
Funcionários do governo e um congressista disse-ram que Bin Laden morreu com um tiro na cabeça, mas não havia informação oficial sobre isso. Enquanto Obama fazia o pronunciamento, dezenas de norte-a-mericanos já cercaram a Casa Branca comemorando a morte do terrorista. Também houve comemoração no Marco Zero, local dos atentados em Nova York, e em outros pontos do país.
Procurado há dez anos pelos EUA, Bin Laden era considerado o mentor dos atentados de 11 de Setembro de 2001, que derrubaram as Torres Gêmeas em Nova York, atingiram o Pentágono e deixaram cerca de três mil mortos. Os ataques levaram à invasão do Iraque e do Afeganistão por tropas da Otan, no que ficou co-nhecido como “guerra ao terror”. O terrorista também era conhecido por ataques a alvos norte-americanos na África e no Oriente Médio na década de 1990.
Membro da proeminente e milionária família Bin La-den, Osama bin Mohammed bin Awad bin Laden, nas-cido a 10 de março de 1957 em Yeda, na Arábia Saudita, foi o fundador e líder da organização terrorista Al-Qaeda. Ele integrava a lista das 10 pessoas mais procu-rados pelo FBI, e o Departamento de Estado dos EUA oferecia recompensa de US$ 50 milhões pela captura.
Alguns pesquisadores estimam que ele tenha se gra-duado em engenharia civil, outros afirmam que foi ad-ministração pública. Outras fontes defendem que o lí-der da Al-Qaeda deixou a universidade no terceiro ano, após perceber que o grande interesse era a religião islâmica.Durante a juventude, ele ainda realizou traba-lhos beneficentes e escreveu poesias. Depois, veio a parti-cipar, de forma voluntária, do levante islâmico contra os soviéticos, em 1980, no Afeganistão, organizando e financiando milícias armadas. Neste período, ele teria recebido ajuda de organismos de inteligência america-nos, interessados em patrocinar os guerrilheiros no combate contra os soviéticos. Após este período, se es-tabeleceu no Sudão e iniciou a estruturação da Al-Qa-eda. A cria (Osama) virou-se contra criador (EUA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário