O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

terça-feira, 3 de maio de 2011

VARIEDADES - Festival Literário e Feira do Livro iniciam em Içara

A abertura oficial do Festival Literário e Feira do Livro de Içara contou com a participação da equipe da Administração Municipal, Secretaria de Educação e alunos da rede municipal.

(Maso Nyetto/Jornal Içarense)

Foram abertos oficial-mente nesta segunda-feira, dia 2, o Festival Literário e Feira do Livro de Içara.
Até o próximo sábado, dia 7, na Praça da Matriz São Donato, a Administra-ção Municipal e a Secreta-ria de Educação e Cultura estarão promovendo atra-ções artísticas e culturais, venda de livros e palestra do escritor e músico Gabri-el, O Pensador.
“Nossa cidade continua no caminho do desenvolvi-mento e da qualidade de vi-da. Este festival é mais um exemplo de que a educa-ção de Içara é destaque em ensino e interatividade com a população”, desta-cou o prefeito de Içara, Gentil Dory da Luz.
Durante a abertura, a Secretaria de Educação fez a entrega de um cheque de R$ 1 mil para o estudante Rafael Aires Pinto, da Es-cola Municipal Quintino Rizzieri. Ele foi o vencedor do concurso que definiu a logomarca do evento.
“Fiquei super contente com o prêmio. Recebi o che-que no palco, das mãos do prefeito. Eu não sabia que existia prêmio até o dia de preencher a ficha de inscri-ção. Foi, então, que a direto-ra falou para os alunos que o vencedor ganharia R$ 1 mil”, comemorou o estu-dante, que está na 7ª série e tem 13 anos.
O jovem Rafael explicou que a inspiração para de-senhar a logomarca nasceu dos elementos usados pe-los estudantes na escola, como lápis, caneta etc, e a ideia surgiu em uma das caminhadas de volta para a casa. “Eu sempre vou para a casa caminhando e pensando. Quando soube do concurso, fiquei muito animado. Então, fui embo-ra da escola pensando co-mo seria a logomarca. Quando cheguei, fui direto desenhar”, contou.
Para o secretário de Edu-cação, Antônio de Mello, o Festival Literário é uma o-portunidade para refletir sobre a necessidade da lei-tura para o dia-a-dia. “As-sim como apresentarmos os talentos içarenses, cada vez mais destacados na li-teratura da região e do es-tado”, enfatizou Mello.
Para auxiliar na aquisi-ção de livros, cada estu-dante da rede pública mu-nicipal recebeu um vale li-vro, que possibilita des-contos na compra de no-vos exemplares.
Durante toda a semana a programação se estende sempre a partir das 9h, com destaque para decla-mações de poemas, poesias e contos.
A palestra com Gabriel, O Pensador acontece na quarta-feira, dia 4, às 19h 30min. O artista participa de feiras de literatura por todo o Brasil, falando sobre os personagens infantis que criou. O evento é aberto ao público em geral com entrada gratuita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário