O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

terça-feira, 3 de maio de 2011

GERAL - Número de vacinados em Içara é considerado baixo

A Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe acontece até dia 13; sábado foi o Dia D; porém a quantidade de vacinados em Içara foi baixa, onde mais de 7,5 mil pessoas devem ser vacinadas.

(Maso Nyetto/Jornal Içarense)

Neste sábado, 30, “Dia D" contra a gripe, 65 mil unidades de saúde ficaram disponíveis à população em todo o Brasil.
Em Içara, apesar dos postos estarem abertos das 8h às 17h, a exemplo do resto do país, o número de vacinados no dia de mobi-lização e durante a semana não foi o esperado pela Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde.
“Nós consideramos baixo o número de vacinados até o momento. Pela quantidade de dias que já esta-mos vacinando, mais de uma semana, a quantidade de pessoas deveria ser bem maior”, observa a enfermeira da Vigilância Epi-demiológica da Secretaria de Saúde de Içara, Iane Silveira.
Até o momento foram vacinadas 620 crianças de seis meses a dois anos (48% do total), 185 trabalhadores da área de saúde (32%), 251 gestantes (31%) e 2.612 idosos (53%).
“O que nós tivemos menos foram gestantes e crianças. Por isso, pedimos que os pais levem seus filhos para vacinação e as gestantes se dirijam às unidades de saúde. Mesmo que a campanha vá até o dia 13, não é bom deixar para a última hora”, enfa-tiza a enfermeira da Vigilância Epidemiológica.
Balanço parcial da 13ª Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe, divulgado pelo Ministério da Saúde, informa que 6.470.896 pessoas se vacinaram, em todo o Brasil, até as 17h10min de sábado. O número representa 21,96% do público-alvo, que é de aproximadamente 30 milhões de pessoas. A meta é vacinar 80% dessa população (cerca de 24 milhões de pessoas) até o dia 13 de maio.
Promovida por todo o Sistema Único de Saúde (SUS), incluindo Ministério, Secretarias Estaduais e Municipais, a campanha utilizará 32,7 milhões de doses, para todos os estados e municípios brasileiros. A vacina protege contra os três principais vírus que circularam no Hemisfério Sul em 2010, entre eles o da influenza A (H1N1).

Nenhum comentário:

Postar um comentário