O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

sexta-feira, 6 de maio de 2011

POLÍTICA - Mesa diretora não coloca em votação projeto da APA

Depois de percorrer as ruas de Içara com tratores os agricultores de Santa Cruz e de outras localidades participaram da sessão desta quinta e projeto que revoga a APA não entrou em votação.

(Arquivo/Jornal Içarense)

A Câmara Municipal de Içara foi lotada por militantes do Movimento Içarense pela Vida (MIV) na noite desta quinta-feira, dia 5.
Agricultores e ambienta-listas foram protestar a posição favorável de seis dos dez vereadores ao Projeto de Lei 009/11, que prevê a extinção da Área de Proteção Ambiental (APA) de Santa Cruz e reduz atribuições da Fundação de Meio Ambiente de Içara (Fundai).
Depois de uma tarde de manifestos no Centro da cidade com o “tratoraço”, em que cerca de 120 tratores fo-ram acompanhados por outros veículos e pessoas, os ambientalistas se posici-onaram próximo à sede da Câmara a fim de esperar o início da sessão legislativa.
Neste momento, por volta das 18h30min, os integrantes do movimento já tinham a informação de que o presidente da Câmara, Darlan Bitencourt Carpes (PP), não havia incluído na pauta da sessão a votação do projeto. “Nesta noite deveria ser lido o veto do prefeito ao projeto e o mesmo ser votado. Porém, já sabemos que o presidente da Casa não incluiu na pauta. Mas, isso não vai ser proble-ma para nós, porque a cidade, os vereadores e o Ministério Público já viram nossa mobilização e de entidades que estão conosco. Esta lei é uma vergonha, pois representa a vontade de poucos, que pensam no poder político e econômico”, disse um dos integrantes do MIV, Gilmar Bo-nifácio.
Ainda durante o discurso aos militantes, Boni-fácio explicou que o protesto serviu para incentivar os vereadores contrários ao projeto e pedir que os favoráveis mudem de posição.
Depois de iniciada a sessão, os vereadores não se pronunciaram sobre o assunto, sendo o Horário Político dispensado. Apenas o vereador pedetista Diego Vi-torassi (PDT), um dos que desaprovam o projeto, pediu para falar, em questão de ordem, e parabenizou o movimento pelo manifesto.
Ao fim da sessão, o presidente da Casa não foi mais visto na Casa, sendo um dos primeiros a se retirar da Câmara Legislativa.
O vereador André Maz-zuchello Jucoski, o Polaki-nho (PSDB), comentou que, depois de vetado pelo prefeito, o projeto tem 30 dias para entrar em votação novamente na Câmara. “O presidente chegou a comentar conosco que o projeto chegou na Casa próximo ao horário da sessão, ou seja, um pouco ‘em cima da ho-ra, por isso não foi a votação’”, ressaltou Polakinho, afirmando que mantém a posição contrária ao projeto que extingue a APA.
Os boatos de que o vereador Neuzi Berto Silveira (DEM) estaria sendo pressionado pelo seu partido para ser favorável ao veto do prefeito e contra o projeto é desmentido pelo mesmo. “Não estou sendo pressionado, continuo contra o veto do prefeito. Acho que o projeto está correto”, reforçou o Democrata.
O presidente da Fundai (Fundação de Meio Ambiente de Içara), Geraldo Bal-dissera, que acompanhou a sessão ao lado dos manifestantes do Movimento Içarense Pela Vida, reclamou de o projeto não ter sido colocado em pauta na ocasião. “Se eles vão colocar para votação de qualquer forma, não precisa escolher data. Eles deveriam ter se posicionado na frente do povo. Mas, parece que ficaram com medo”, observou o presidente da fundação. Baldissera avaliou positivamente o manifesto. “Foi bom, pois mostra que o pessoal continua unido em prol do meio ambiente. Alguns vereadores estão querendo ‘cortar as asas’ da Fundai. Isto quer dizer que a fundação está fazendo um trabalho correto na fiscalização. Pena que eles estão legislando por interesse próprio e não a favor do município”, criticou Baldissera, que faz parte do MIV e também é suplente de vereador pelo PDT.
Um dos organizadores do Tratoraço, Renato Brígi-do, informou que a mobili-zação com tratores não será mais realizada nas próximas sessões, pelo fato de ser um evento que demanda muito trabalho e adesão de participantes.
O grupo prometeu continuar presente nas demais sessões legislativas até que o projeto entre na pauta.
Os tratores percorreram as ruas centrais de Içara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário