O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

sexta-feira, 6 de maio de 2011

VIDA e Comportamento

Jeitinho brasileiro

Jeitinho brasileiro: Expressão antiga. Tão antiga quanto o próprio jeitinho. Na realidade é um nome bonitinho para um hábito de passar a perna e alguém. Ou, melhor dizendo, é a forma de sempre levar vantagem e deixar o outro no prejuízo.
No momento em que sou acariciado com um favor que rompe a norma ou a lei, estou dando um jeitinho brasileiro. E, no momento, em que rompo uma norma ou um princípio de lei, rompo o princípio da moral.Ou seja, no momento em que uso e dou o jeitinho brasileiro passo a ser imoral.É claro que estamos cansados de ver os diversos tipos e centenas de jeitinhos brasileiros, na política, na justiça, nos governos, nas filas de banco. Afinal, os jeitinhos brasileiros são uma forma ma-quiada de romper o respeito para com o outro.
No momento em que alguém consegue algo em prejuízo à outra pessoa (seja desviando verbas, facilitando a via, auxiliando ou rompendo uma lista), está possibilitando uma safadeza que é mais conhecida como atitude ilegal, se não rompe a lei rompe a moral, e é imoral.
Uma população que não tem honra em manter a pa-lavra, não tem honra para manter o respeito com o ou-tro. Não tem moral para fazer crescer e auxiliar o próximo, pois o Próprio Jeitinho Brasileiro é desrespeitoso. É uma forma divertida que o brasileiro deu para justificar o rompimento dos princípios básicos do bom relacionamento e do respeito para com os outros e da honestidade. È possível perceber que, assim como o jeitinho brasileiro pode ser comparável com o “Você sabe com quem está falando?”. E até porque estamos no País do Carnaval, da malandragem, do samba, das mulatas esculturais, E possuímos uma burocracia po-derosa que maltrata a sua gente e serve de justificativa para que possamos dar um jeitinho brasileiro em qualquer coisa que possamos necessitar e que, pela burro-cracia nos impede de ter. Aliás, a expressão burocracia é mais próxima da burro-cracia.Governo de burro, onde o jeitinho se justifica , pois sem ele nada é possível de conseguir. A única lástima é que o jeitinho brasileiro, mais uma vez impede de que todos tenham acesso para permitir que, apenas os vivos – mais espertos é que possam ter acesso àquilo que é o próprio direito. Direito adquirido, direito impetrado pela constituição: direito de liberdade, direito a saúde e direito a vida. Mas, que possamos continuar vivendo, pois para sobreviver sempre podemos dar um jeitinho de se virar. Afinal este é o jeitinho de quem não tem acesso aos jeitinhos morais de desviar o dinheiro e a saúde de quem mais necessita: o próprio povo.
Finalmente, se ainda não estamos preparados para examinar com estranheza o “jeitinho”,estamos pelo menos desconfiados, como quem recebe o cordial apoio e suporte do patrão, aquele dono do negócio brasileiro.
Até a próxima semana com mais um assunto que venha ao interesse dos leitores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário