O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

segunda-feira, 6 de junho de 2011

GERAL - Administração Municipal investiga caso de corrupção

Para ajudar nas investigações da Polícia Civil e saber o rombo que pode ter sido causado por um servidor preso por corrupção, a Administração Municipal de Içara toma medidas internas.

(João Miguel Nietto/Jornal Içarense)

Depois da prisão em flagrante de M.V., 26 anos, funcionário do setor de arre-cadação e de tributos da Prefeitura Municipal de Içara, que estava cobrando propina para reduzir o valor do imposto sobre imóveis, a Administração Municipal passou a tomar medidas internas para averiguar de que forma a corrupção afetou os cofres públicos.
“O servidor já foi exonerado. Abrimos um processo administrativo para saber até onde o município foi lesado, com relação aos impostos; desde quando estava acontecendo esta prática dentro do setor; e se existem mais pessoas envolvidas”, explicou o secretário administrativo Anildo Zanardi.
Segundo ele, a investigação está aos cuidados da Delegacia da Polícia Civil de Içara. Mas, a Administração Municipal está analisando os registros e fazendo o possível para cooperar com o inquérito. Sobre a origem da denúncia, Zanardi disse que a possibilidade mais provável é de que tenha vindo de um contribuinte.
“Até onde nós sabemos, a denúncia foi fundamentada em um contribuinte que, ao se dirigir para fazer o pagamento do Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), achou o valor muito alto. Então, o servidor sugeriu a redução do imposto, em troca do pagamento de uma propina. Mas, esta informação não é 100% concreta”, ressaltou Zanardi.
Para o prefeito Gentil da Luz o caso foi um fato isolado. “É lamentável esta situação. Nós damos oportunidade para uma pessoa, que é de família boa, do Balneário Rincão, e ela nos surpreende desta forma. Nós ficamos tristes pela família e também por nós da prefeitura, pois este ato impensado maculou muita gente”, lamentou o prefeito.
Gentil não soube dizer de onde veio a denúncia.
“Não sei se partiu de alguém da prefeitura ou se foi através da Ouvidoria. Mas, é um caso que não pode ficar impune. O servidor es-tá para servir e não para ser servido. O secretário de Administração e o Comitê Gestor já estão cuidando disso”, falou o prefeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário