O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quarta-feira, 20 de julho de 2011

GERAL - Equipe de Jaguaruna conhece gestão ambiental da Fundai

Os vereadores de Jaguaruna aprovaram a criação de uma instituição semelhante a Fundai no município; na tarde desta terça-feira, 19, uma comissão veio conhecer o trabalho da autarquia.

(Divulgação)

Uma comissão do muni-cípio de Jaguaruna, compos-ta por três vereadores, um empresário e o procurador municipal, foi até a sede da Fundação Municipal do Meio Ambiente de Içara (Fundai), nesta terça-feira, dia 19, especialmente para conhecer o modelo de gestão ambiental da autarquia e o Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente de Içara.
A comissão pretende im-plantar um modelo gestor semelhante em Jaguaruna.
Os integrantes do municí-pio vizinho foram recebidos pelo diretor superintendente da Fundai, Geraldo Baldis-sera, e pela equipe técnica.
“A escolha de Içara como modelo de gestão ambiental se fez em decorrência do tempo e método de atuação dentro do município, bem como a semelhança territo-rial entre as duas cidades, já que estão situadas em zona costeira e se inserem na Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca. Uma ges-tão municipal ambiental e-ficaz e adequada é uma pre-missa para o desenvolvi-mento ordenado do municí-pio, pois são os entes muni-cipais que conhecem a reali-dade e podem tomar as deci-sões mais adequadas”, ex-plicou o superintendente da Fundai.
A Fundai esclareceu as dúvidas da comissão, expôs os principais obstáculos en-frentados e ficou à disposi-ção do município para au-xiliar na implantação da instituição ambiental.
De acordo com o procu-rador municipal de Jagua-runa, Luiz Dilnei Borges dos Anjos, está tramitando no Legislativo da cidade um projeto de lei para cria-ção do Instituto Municipal de Meio Ambiente de Ja-guaruna. “Os vereadores solicitaram a visita a Fun-dai para obter informações sobre o funcionamento. Eu, junto com o empresário e ex-prefeito Zairo Cabral Luiz, e os vereadores Alício Bitencourt, Adílson Tibur-cio e Sérgio Bitencourt, fo-mos recebidos pela equi-pe da fundação que tirou todas as nossas dúvidas e se prontificou a ajudar na implantação do instituto, explicando como proceder no convênio que vamos fa-zer com a FAT MA, para os licenciamentos”, disse.
Para o procurador, o en-contro, que durou cerca de duas horas, foi bastante es-clarecedor.
A Fundai têm duas fun-ções primordiais: Fiscali-zação e Licenciamento Ambiental. Mas, além dis-so, a autarquia municipal desenvolve projetos ambi-entais e exerce atividades de educação ambiental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário