O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

VARIEDADES - Professora recebe convite oficial para seminário em Brasília

O estudo da professora de Içara, Édina da Silva Freitas, foi escolhidos para ser apresentado em um seminário organizado pela Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro.

(Divulgação)

A professora Édina da Silva de Freitas, da Escola Quintino Folhiarini Dajori, de Içara, recebeu o convite oficial do Ministério da E-ducação (MEC) para apre-sentar o trabalho O gênero de opinião do Programa Escre-vendo o Futuro: Estudo de Ca-so, no seminário organiza-do pela Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro. O evento vai acon-tecer em Brasília nos dias 29, 30 e 31 de agosto, no Centro de Eventos e Con-venções Brasil 21.
Os convidados, que terão as despesas custeadas pela Olimpíada, participarão de três dias de conferências, exposições de relatos, apre-sentações de pesquisas a-cadêmicas sobre a Olimpía-da e grupos de trabalho. “Estou muito feliz pela o-portunidade. Estarei em Brasília, mais uma vez, re-presentando Içara. Vou a-presentar uma comunica-ção relatando a produção textual do gênero artigo de opinião em sala de aula, fi-nalizando com a minha dissertação de mestrado. Espero contribuir com o do-cumento que será elabora-do durante o seminário”, enfatizou Édina.
O assunto do seminário será: A escrita em foco: em várias vozes.
O Seminário destina-se a um grupo de 400 convida-dos composto por profes-sores participantes da O-limpíada, educadores que atuam na formação em Lín-gua Portuguesa e pesqui-sadores acadêmicos.
O encontro nacional tem os objetivos de: promover a reflexão sobre pesquisas, práticas didáticas e de for-mação para professores de Língua Portuguesa; e esta-belecer diálogo entre as o-rientações oficiais e as pes-quisas feitas, práticas de en-sino e de formação docente no País.
Com base nas exposi-ções de práticas de ensino e formação e nos debates dos grupos de trabalho, será produzido um documento com propostas para polí-ticas públicas na área do en-sino de Língua Portuguesa. “Acreditamos que esta será uma oportunidade especi-al para intensificar a inter-locução entre práticas didá-ticas e saberes acadêmicos; explorar as possibilidades do ensino de Língua Portu-guesa com foco na escrita; conhecer experiências do-centes representativas e a-ções de formação promovi-das pelas Secretarias de E-ducação”, escreveu no do-cumento oficial do MEC a secretária de Educação Bá-sica, Maria do Pilar Al-meida e Silva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário