O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

sábado, 29 de outubro de 2011

Colunista Vivi Maragno

A importância do exame preventivo Papanicolau

Pesquisa divulgada pelo Instituto nacional do Câncer (INCA), revela um fato muito grave: 20% das mulheres brasileiras não fazem o exame preventivo. O teste, que tem como objetivo fazer o diagnóstico precoce das lesões precursoras do câncer do colo do útero deve ser realizado por todas as mulheres, sexualmente ativas ou não, uma vez ao ano. Também chamado de preventivo, o Papanicolau é um procedimento simples e barato. Primeiramente, o ginecologista ou outro profissional de saúde faz um exame externo da vulva. Em seguida, introduz o espéculo, também conhecido como bico de pato, pelo canal vaginal para permitir a visualização do colo do útero. O tamanho do instrumento varia de acordo com a idade e o número de filhos da paciente. Mulheres virgens também podem submeter-se ao exame. Ele coleta material da vagina e do colo uterino e envia para ser examinado em laboratório por um patologista.
O Papanicolau é um teste de triagem, logo, não define diagnósticos definitivos. Mas ele determina se há alterações nas células cervicais que, se não tratadas, podem evoluir para um câncer. Nesse caso, outros exames são necessários para a confirmação. Além disso, o exame genital periódico também pode detectar infecções viróticas como, por exemplo, verrugas genitais e herpes. As mulheres devem se conscientizar da importância do exame preventivo regular e o poder público disponibilizar a estrutura necessária para que todas tenham acesso a ele. Associando isso à vacinação contra o HPV em larga escala e que só é disponibilizada ainda em clínicas particulares, será possível reduzir as taxas de incidência de câncer do colo de útero no País, que em 2010 devem ultrapassar assustadores 18 mil novos casos.
O "Outubro Rosa", visa prevenir doenças através de exames para todas as mulheres.
A ESF Esplanada estará aberta neste sábado, 29, para receber com muito carinho e atenção, as mulheres da comunidade. A unidade estará aberta das 8h às 15h sem fechar ao meio-dia. Serão disponibilizados exames como: preventivo de câncer de colo uterino, requisições de mamografias para mulheres de 40 anos ou mais (e a partir dos 35 anos para aquelas que têm casos de câncer na família), consulta médica, consulta odontológica, exame de HGT (Glicemia), preenchimento dos dados para o fornecimento do Cartão Nacional de Saúde, distribuição de material educativo e no final do atendimento haverá sorteio de brindes. Não esqueça de levar os documentos!
Estamos esperando por vocês.

.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário