O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Edição 1.526: Política: Gentil e Heitor fazem o primeiro encontro para discutir transição

De forma descontraida ocorreu na manhão de ontem o primeiro encontro entre o prefeito atual Heitor Valssori (PP) e o prefeito eleito Gentil Dory da Luz (PMDB) no Paço Municipal Angelo Lodetti.
E por incrível que pareça a colisão foi inteiramente amigável e até descontraída entre os representantes das coligações "Por Uma Içara Mais Forte" e "Por uma Içara Mais Humana".
. Quem acompanha diariamente o confronto de ambos os partidos, que inclui tentativa, até de novas eleições no município, se perderia ao assistir Heitor e Gentil, brincando e até fazendo piadas, passando uma aparência de bons e velhos amigos. E quando se questionou esse estranho tratamento, o atual prefeito foi claro e direto. "Os interesses pelo crescimento da comunidade são muito maiores do que qualquer divergência pessoal" avaliou Valvassori.
Já Da Luz lembrou que os dois foram os únicos vereadores da cidade que conseguiram chegar ao cargo de prefeito.
Insólida ou não, essa conversa esclareceu tópicos importantes e de ampla relevância no município.
Segundo o prefeito eleito, a futura equipe de transição estava tendo dificuldades em alcançar as reais situações de Içara. "Tivemos impedimentos na informação de vários pontos como, o parcelamento de dívida da iluminação pública, feito com a Cooperaliança, por exemplo, não foi repassado pela equipe de transição. Outro ponto foi o aumento do salário de dois funcionários efetivos. "Nós nem ficamos sabendo desse aumento", contestou da Luz.
Valvassori, por sua vez, ouvindo toda a reclamação, viu que não lhe restou alternativa. "É, o Gentil está certo quanto a essas reclamações", admitiu .
Outros assuntos fizeram parte do encontro, que tinha como principal objetivo, o entendimento das possíveis necessidades de Içara, para assim, o prefeito eleito, começar a estudar alternativas de solução. Uma dessas respostas foi a idéia do prefeito eleito, Gentil da Luz, em criar um Conselho de ex-prefeitos e vices, no município. "É importante que tenhamos esse conselho para promovermos uma troca de idéias e principalmente de experiências. Os ex-prefeitos falarão ao prefeito o que fariam e o que não fariam, caso estivessem ao cargo", explicou Gentil da Luz
Os maquinários também fo-ram discutidos. Segundo Valvassori, atualmente a região possui 4 retro-escavadeiras, 3 patrolas, 4 caminhões novos e 5 usados e um trator esteira. Da Luz propôs que, caso os maquinários sejam insuficientes, também faz partes dos planos, terceirizar o serviço e buscar parceria com algumas empresas. O objetivo é solicitar a Secreataria de Desenvolvimento Regional de Criciúma os serviços da patrulha mecanizada do Estado para fazer a limpeza do Balneário Rincão. Da Luz, assegurou que estará em contato com a secretário regional Édio Castanhel, nos próximos dias, para procurar possíveis soluções em prol da imediata limpeza do distrito.
Falando no Rincão, esse gancho prevaleceu na reunião. Em contrapartida, ambos concordaram que o Rincão precisa de atenção com urgência. Gentil ainda adiantou que assumirá a subpre-feitura. "A estrutura é pequena, mesmo assim, quem vai estar à frente dos projetos sou eu, vou designar uma pessoa apenas para cuidar disso e repassar as informações", revelou o prefeito eleito, citando o nome do servidor público José Eloir do Nascimento, para atuar no repasse das informações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário