O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

domingo, 18 de janeiro de 2009

Geral: Ano de descanso: em 2009, maioria dos feriados cairá em dias úteis

Pode se programar: este será um ano de muitos dias de folga. Isso por que, ao contrário de em 2008, apenas um feriado nacional cairá no domingo.
Assim, onze dessas folgas, fora as estaduais e municipais, serão em dias úteis. Alguns na terça ou na quinta-feira, com direito à esticada até o final de semana. "É mais tempo para ir para a praia, visitar os amigos", comemora a vendedora Maria de Fátima, que trabalha em uma loja no centro de Içara.
Contudo, não são todos que celebram os dias a mais de descanso. O comércio e a indústria receiam uma queda nos lucros. "O número de dias úteis é importantíssimo. E é por isso que criamos tantos horários estendidos em sábados. Em dias parados, nós não faturamos nada", explica o presidente da Câmara dos Dirigentes Logistas de Içara (CDL), Jader Edinei de Souza.
De acordo com Souza, como não foi realizada uma pesquisa sobre o assunto, não há números concretos de quanto o comércio de Içara pode deixar de ganhar com os dias parados. Contudo, ele diz que provavelmente o município segue a média nacional: A Federação das Indústrias afirma que o Brasil pode perder até 5% do PIB, a soma de tudo que é produzido por nossa economia.
Dos 11 tradicionais feriados, apenas um cairá no do-mingo: o de 15 de novembro, a Proclamação da República. Entretanto, em Içara, ele será compensado pelo dia 7 de agosto, dia de São Dona-to, que será em uma sexta-feira.
Quem ganha é o setor de lazer, já que, com todo esse tempo para descanso, a população quer mais é festejar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário