O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

terça-feira, 19 de maio de 2009

GERAL - Içara: Campanha de Vacinação atinge meta

O esperado era 75%, mas segundo dados do relatório final da Campanha de Vacinação Contra a Gripe em Idosos de Içara, informado pela Secretaria Municipal de Saúde, a marca alcançada foi de 84,44% dos idosos do município.

A Campanha, inicialmente, teve o prazo de vacinação de entre os dias 25 de abril e 8 de maio, mas, por não atingir o mínimo de idosos (75%), teve que ser prorrogada até sexta-feira, dia 15 de maio.

Segundo Suzana Novelli, enfermeira da Vigilância Epidemiológica de Içara, foi realizado um reforço nos bairros. As enfermeiras dos Postos de Saúde saíram de casa em casa para realizar a vacina.

Entretanto, muitos idosos ainda temem a vacina. Isso porque, de acordo com Suzana, eles acreditam que a vacina, ao invés de imunizar, é feita justamente para piorar o estado do idoso.

“Infelizmente, há casos em que o idoso, após tomar a vacina, apresenta os sintomas da gripe. Só que isso é devido à pessoa já estar com o vírus no corpo antes da vacina, só se desenvolvendo após, por isso os idosos acabam associando à vacina”, conta a enfermeira, completando que a vacina combate à gripe e não ao resfriado, que também é motivo de confusão.

As pessoas que se recusaram a tomar a vacina assinaram um Termo de Responsabilidade, para que depois não aleguem desconhecer a campanha, já que todas as vacinas já foram recolhidas dos postos.

A marca de 84,44% é um índice alto, sendo uma das melhores porcentagens em relação aos municípios do sul-catarinense.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário