O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

terça-feira, 19 de maio de 2009

VARIEDADES - Festa da Etnia Negra movimenta cultura negra do sul catarinense

No último domingo o município foi marcado por mais uma programação de atividades que carac-terizaram o resgate da cultura negra. O 13º encontro da etnia negra reuniu centenas de pessoas.

A luta pela liberdade e resistência do povo negro no Brasil foi lembrada simbolicamente no município no dia 17, domingo. Mais de 400 pessoas se deslocaram até o Clube Ipiranga para fazer parte do 13ª Festa da Etinia Negra, que, com certeza, ficará marcado no coração de Içara.

Para a organizadora do evento, Nadir da Rosa Santos, a Nega Ica, esse é um momento ímpar para a cultura negra içarense.

“Esse ano o número de pessoas foi muito maior do que no ano passado. Nosso resgate da cultura cresce a cada ano e é isso que esperamos daqui para frente, afinal, essa é a valorização da nossa cultura”, disse, orgulhosa, Nadir.

De acordo com ela, mais de R$ 1.000 reais foi o recurso arrecadado com os almoços vendidos na festa, cada ingresso foi vendido no valor de R$ 10 reais. O número exato de pessoas que degustaram o almoço foi 400, que este ano teve como novidade a feijoada e o bobó de camarão. O dinheiro será investido na Pastoral do Movimento Negro de Consciência Negra “Chico Rosa”.

Após o almoço, a tarde seguiu com diversas atividades que fizeram parte do encontro.

Diversos grupos fizeram apresentações musicais, que foram apreciadas pelos participantes do evento. E ainda fez parte da grande festa da 13ª Festa da Etnia Negra um show de pagode, com a banda “Daquele Jeito”.

Conforme a organizadora, este é o único movimento negro de todo sul de Santa Catarina, atraindo pessoas de várias regiões de Santa Catarina e também de outros Estados.

O objetivo do evento foi socializar a cultura negra em Içara e mostrar que ela é tão essencial quanto todas as outras raças.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário