O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

sábado, 9 de maio de 2009

POLÍTICA - Cartório Eleitoral de Içara cancelou cerca de 200 títulos

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou que o cancelamento de 551.456 títulos de eleitor de pessoas que não votaram, nem justificaram a ausência nas três últimas eleições, corresponde a 0,43% do eleitorado brasileiro, que soma 128.808.358 votantes.

Segundo o TSE, o eleitor com o título cancelado fica impedido, ainda, de participar de concorrência pública e de obter empréstimos em autarquias, sociedades de economia mista, institutos e caixas de Previdência Social, ou de qualquer estabelecimento de crédito mantido pelos governos federal, Estadual e municipal. O cancelamento do título eleitoral impede ainda a obtenção de passaporte ou carteira de identidade e renovação da matrícula em estabelecimento de ensino do governo.

Já o Tribunal Superior Eleitoral de Santa Catarina cancelou 13.247 títulos.

Em Içara, segundo o Cartório Eleitoral, foram cancelados cercade 200 títulos. De acordo com o analista judiciário da Comarca de Içara, Marco Aurélio Fevereiro, para regularizar a situação o eleitor terá que pagar uma multa de R$ 3,50 em cada pleito que não compareceu.

O maior número de cancelamentos, em dados absolutos, foi registrado em São Paulo, onde a quantidade de 145.494 eleitores não regularizaram a situação no prazo determinado pela Justiça Eleitoral. Mas, proporcionalmente, o Pará registrou o maior número de cancelamentos de títulos: 1,02% dos votantes e Rio Grande do Norte o menor: 0,24% dos eleitores.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário