O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

terça-feira, 26 de maio de 2009

VARIEDADES - Boi-de-Mamão: grupo de Içara realiza festa folclórica há 13 anos

A festa popular catarinense Boi-de-Mamão tem sido realizada pelo Grupo Folclórico Almiro Marcelino, de Içara, há cerca de 13 anos, o qual não pretende parar tão cedo com a brincadeira.

Conhecida no país inteiro por diferentes nomenclaturas, a tradicional festa do litoral catarinense, Boi-de-Mamão (ou ainda boi-mamão, bumba-meu-boi, boi-bumbá, boi-de-reis, boizinho, boi-pintadinho, boi-da-cara-preta, etc.), também se faz presente no município de Içara, sendo reavivada há 13 anos pelo Grupo Folclórico Almiro Marcelino, de Pedreiras.

O grupo, único no município, tem cerca de 30 componentes, entre 10 e 33 anos, que atuam como cantores e apresentadores dos bichos-personagens da peça.

O Boi-de-Mamão é hoje uma das manifestações mais populares do estado. Revela em sua manifestação um auto dramático, encenado com alegre coreografia ao som de uma cantoria contagiante que encanta e envolve crianças e adultos. É uma versão catarinense dos folguedos do bumba-meu-boi tão conhecido no Norte e Nordeste do Brasil.

O presidente do grupo, Edmilson Bráz Carlos, de 32 anos, que também é agente operacional da Câmara de Vereadores de Içara, conta que o nome o grupo foi uma homenagem a Almiro Marcelino, que por sete anos participou das festividades e que, desde os 17 anos de Edmilson, o incentiva a brincar de Boi-de-Mamão. Marcelino faleceu há cinco anos, aos 80.

O filho de Carlos, Luís Henrique, assim como o grupo, também tem 13 anos e é participante deste desde os três, como toureiro do boi. ”Essa cultura vem sendo valorizada pelos jovens que gostam da brincadeira.

Muitos, são casais que participam com os filhos, perpetuando o gosto pela brincadeira às futuras gerações”, conta o presidente do grupo.

As atividades folclóricas iniciam-se nas festas juninas da região.

No dia 6 de junho, o grupo se apresentará no Salão da Igreja do Torneiro; em Jaguaruna, no dia 13, na localidade de Pedreiras, no Bar da Nega; e no dia 27, na Festa Junina da Igreja do Bairro São João.

Para contratar o Grupo Folclórico Almiro Marcelino os interessados podem entrar em contato com o presidente pelos telefones 9918-7059 ou 8831-5744.

Fotos: Divulgação (Grupo Folclórico Almiro Marcelino)
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário