O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

sábado, 27 de junho de 2009

GERAL - Aids e drogas são temas do Seminário de Redução de Danos

“Uma nova perspectiva na atenção ao uso de drogas” é o que pretendeu oferecer o Primeiro Seminário Municipal de Redução de Danos Aids/Drogas, que ocorreu ontem em Içara.

Aconteceu nesta sexta-feira, 26 de junho (Dia Mundial de Luta Contra as Drogas), no Salão Paroquial da Igreja Matriz São Donato, no Centro de Içara, o 1° Seminário Municipal de Redução de Danos Aids/Drogas.

A Redução de Danos consiste em estratégias individuais e coletivas, que visam a diminuição das consequências prejudiciais do consumo de álcool e drogas, sem precisar se abster destes.

O dia foi marcado pelas palestras (ou Mesas). Cinco ao todo. As quatro primeiras, com apenas um palestrante e um tema cada, a última com todos em uma Mesa Redonda, isto é, um debate assistido.

Os temas abordados foram, respectivamente: Redução de Danos; Drogas na Atualidade e o Panorama do Consumo; Políticas de Prevenção e Atenção às Pessoas que usam Drogas; Direitos Humanos e Aids; Uso de Drogas; Uso de Psicofármacos na Clínica de Dependência de Drogas; Política dos Sistemas de Saúde e de Segurança Pública que assegurem a saúde e o respeito aos Direitos Humanos, sendo agente para construção do exercício de cidadania aos usuários de drogas.

Os palestrantes foram Ricardo Charão, José Francisco Neto, Beatriz Pacheco e Marcos Paulo Nacif.

Para a psicóloga do Programa Municipal DST/Aids, Zulma Pereira Velho, “é o momento para os profissionais da Saúde e da Educação, que estão aqui assistindo as palestras, obterem mais conhecimento e refletirem sobre esses temas fundamentais”.

No local ainda havia a exposição de produtos artesanais criados pela Oficina de Arte “Vida PositHIVa”, composto por um grupo de aproximadamente 30 pessoas soro-positivas do município de Içara.

Fotos: Djonatha Geremias (Jornal Içarense)
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário