Qual a diferença entre a gripe comum e a Influenza A (H1N1)?
Elas são causadas por diferentes subtipos do vírus Influenza. Os sintomas são muito parecidos e se confundem: febre repentina, tosse, dor de cabeça, dores musculares, dores nas articulações e coriza. Por isso, não importa, neste momento, saber se o que se tem é gripe comum ou a nova gripe. A orientação é, ao ter algum desses sintomas, procure seu médico ou vá a um posto de saúde. É importante frisar que, na gripe comum, a maioria dos casos apresenta quadro clínico leve e quase 100% evoluem para a cura. Isso também ocorre na nova gripe. Em ambos os casos, o total de pessoas que morrem após contraírem o vírus em todo o mundo é, em média, de 0,5%. A influenza A parece se propagar mais rápida em pessoas de 10-45 anos.
Como as pessoas se tornam infectadas com o vírus?
O vírus é transmissível de pessoa para pessoa, de forma semelhante como o vírus da gripe sazonal, com exposição a partículas infectadas expelidas pela tosse ou coriza que podem ser inaladas ou contaminantes de mãos ou superfícies. Para prevenir a contaminação, as pessoas com sintomas da doença devem cobrir a boca e nariz quando tossir ou assoar o nariz, permanecer em casa caso estejam com sintomas da doença, lavar as mãos regularmente e manter a maior distância possível de pessoas saudáveis.
É seguro comer carne ou produtos de porco?
Sim, não foi demonstrada a transmissão de influenza A ao comer carne ou outros produtos de porco adequadamente manuseados e preparados.
Quando eu devo procurar um médico?
Se você tiver sintomas como febre repentina, tosse, dor de cabeça, dores musculares, dores nas articulações e coriza, procure um médico ou um serviço de saúde, como já se faz com a gripe comum.
O que fazer em caso de surgimento de sintomas?
Qualquer pessoa que apresente sintomas de gripe deve procurar o médico de confiança ou o serviço de saúde mais próximo, para receber o tratamento adequado. Nos casos de agravamento ou de pessoas que façam parte do grupo de risco, os pacientes serão encaminhados a um dos 68 hospitais de referência no país.
Como eu posso me prevenir da doença?
Alguns cuidados básicos de higiene podem ser tomados, como: lavar bem as mãos frequentemente com água e sabão, evitar tocar os olhos, boca e nariz após contato com superfícies, não compartilhar objetos de uso pessoal e cobrir a boca e nariz com lenço descartável ao tossir ou espirrar.
Existe algum grupo de maior risco?
O grupo de risco é composto por idosos, crianças menores de dois anos, gestantes, pessoas com diabetes, doença cardíaca, pulmonar ou renal crônica, deficiência imunológica (como pacientes com câncer, em tratamento para AIDS), pessoas com obesidade mórbida e também com doenças provocadas por alterações da hemoglobina, como anemia falciforme.
Como posso me proteger?
Evitar contato próximo com pessoas com sintomas semelhantes à gripe (tentando manter distância de pelo menos um metro, se possível) e tomar as medidas citadas nos quadros acima.
Fonte: Ministério da Saúde
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.
Nenhum comentário:
Postar um comentário