O encontro, que será na propriedade de Salésio Cabreira, na localidade de Coqueiros, que foi escolhida por ser exemplo no município, contará com centenas de pecuaristas do Sul de SC.
A propriedade de Salésio e Cílésia Cabreira, localizada em Coqueiros, situada na Microbacias Rio dos Porcos Baixo, atendida pelo Projeto Microbacia 2 em Içara, recebe a visita de centenas de pecuaristas do Sul de Santa Catarina, no próximo dia 5 de agosto.
A fazenda modelo é a sede do Dia de Campo Regional, com o tema “O leite como base na diversificação na Agricultura Familiar”, que tratará ainda da humanização do trabalho, segurança alimentar e manejo animal. A inscrição por pessoa custa R$ 3,00.
”O Objetivo do Dia de Campo é mostrar para as famílias que trabalham ou pretendem trabalhar com leite, que esta atividade é viável para a sustentação da renda familiar, pois possibilita a diversificação com outras atividades na propriedade, trazendo maior estabilidade econômica e qualidade de vida para as famílias”, explica Marcelo Pedroso, médico veterinário da Epagri de Içara.
A residência dos Cabreira foi escolhida pelo exemplo. A família migrou da fumicultura para a produção leiteira. E o tratamento dos animais é realizado no sistema Pastoreio Racional Voisin, composto basicamente por vegetais homeopáticos ou fitoterápicos. “Há também um projeto em andamento de piscicultura e formação de pomares”, explica.
Segundo Pedroso, cerca de 250 propriedades do Sul do Estado são acompanhadas pela Epagri, todas com o Pastoreiro Racional Voisin. São mais de 2,5 mil hectares de pastagens melhoradas em parceria com o Grupo Pecuária Sul, formado por técnicos da Epagri, prefeituras, cooperativas e agricultores de todos os municípios da Região Carbonífera.
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.
Nenhum comentário:
Postar um comentário