O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Edição 1701: EDITORIAL - Jovem é preso ao furtar chocolate e políticos roubam milhões e ficam soltos

A principal definição da palavra Justiça é: a virtude de dar a cada um aquilo que lhe é merecido ou que é seu por direito legal (direito definido nas leis do país). Justiça também é a faculdade de julgar segundo o direito e a melhor consciência. É o termo que designa, em Direito, aquilo que se faz de acordo com o direito. É a faculdade de julgar segundo o que prescreve a lei, o direito e a razão. É imparcialidade na interpretação do ordenamento jurídico.

No Brasil, Justiça é conjunto de órgãos e funções que compõem o Poder Judiciário, isto é, o conjunto de magistrados judiciais e pessoas que servem junto deles. Isso inclui todo o pessoal de um tribunal e o próprio Poder Judiciário.

Mas, em muitos casos, na prática não é o que acontece. Veja bem. Um jovem viciado em crack roubou chocolates e isqueiros de um supermercado, a polícia foi acionada e o cidadão foi levado ao Presídio Santa Augusta, em Criciúma, para ser punido pelo erro. Está correto. Já no Congresso Nacional, senadores e deputados são acusados de desvios de milhões de reais e ficam impunes. Errado.

Nos dois casos, a Justiça usa pesos e medidas diferenciados.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário