O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

terça-feira, 15 de setembro de 2009

ESPAÇO LIVRE - Maior parte dos Lulistas mantem a má-fé na administração pública

Bem meus amigos de tudo o que esta se debatendo, principalmente, em relação ao petróleo (pre-sal), tenho certeza que num futuro próximo, vamos chorar lágrimas de sangue por não termos nos manifestados e pintados nossas caras para evitar esta tragédia, que vem a trote ao nosso encontro.

Explico: Por volta de 1978 começou a crise do petróleo e de lá para cá durante estes 40 anos sempre tivemos a gasolina mais cara do mundo, e outros derivados do petróleo tambem. O mundo se modernizou, buscou alternativas, e hoje já contamos com carro movido a alcool, a eletricidade, a hidrogênio, a ar comprimido, entre outros. Com todas estas alternativas é óbvio que a gasolina deixará, em breve, de ser o combustivel mais utilizado em nossas frotas. Resta para o petróleo outros derivados, como o plástico, porém alguns derivados, como o polipropileno e o polietileno, muito usados em embalagens, ja estão sendo processados a partir da cana-de-açúcar. Significa, isto, mais uma vez, que o petróleo vai deixando de ser importante para nossas vidas.

Se fosse descoberto o pré-sal nas décadas de 80 ou 90 ainda poderíamos usufruir das riquezas, que seriam geradas pelo mesmo. Não bastasse isso, a Petrobas faturou altíssimo durante todos estes anos e hoje diz que não tem dinheiro para explorar o pre-sal. A estatal petrolífera esta pedindo dinheiro ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico Social (BNDES), que ja sinalizou com um empréstimo de mais de R$ 25 bilhões, ainda busca parcerias com chineses e emite títulos publicos. Enfim cria-se um dívida monstruosa para todos nós, que será herdada pelos nossos filhos, netos e, talvez, nem nossos bisnetos consigam pagar a tal dívida. E tudo por falta de visão estratégica de nossos governantes e administradores públicos.

Um dia desses, um comentarista da RBS TV, no Jornal do Almoço, afirmou que o pre-sal não existe, que é uma grande mentira. Mas mesmo que exista, daqui há 10,15 ou 20 anos, no máximo, vamos vender petróleo para quem? Talvez tenhamos que tomar suco de petróleo para justificar tanta produção... na Europa boa parte dos carros ja circulam com outras formas de propulsão (movimento). Daqui há 20 anos a dívida herdada por todos os brasileiros ja terá se multiplicado por varias vezes, e ai Inês já morreu...

Precisamos fazer que o presidente Lula entenda que o pré-sal é uma roubada, gritem, mandem e-mails, pintem os rostos, façam panelaços e lutem enquanto ainda é tempo.

Aldo Wagner Fernandes, empresário.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário